Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) finaliza nesta quarta-feira, 28, uma ação de controle da raiva dos herbívoros na aldeia Nova, da etnia Krahô, no município de Goiatins, atendendo uma solicitação da Secretaria Estadual de Saúde (SES-TO) e do Polo Indígena, após registro neste mês, de oito casos de ataques de morcegos hematófagos em indígenas naquela região.

De acordo com o inspetor de defesa agropecuária, José Veloso, uma equipe da Adapec está na região desde o dia 21 realizando um trabalho de identificação de novos abrigos dos morcegos hematófagos, monitoramento daqueles já cadastrados, capturas diurnas e noturnas e conscientizando por meio de palestras e orientações a população indígena e produtores rurais das áreas limítrofes à aldeia.

“Identificamos dois abrigos de morcegos hematófagos na região e realizamos três capturas noturnas em currais, além de capturas noturnas com uso da rede neblina nas casas dos indígenas que foram atacados. Nesta ação, conseguimos capturar 34 morcegos hematófagos, sendo a maioria (30) em duas cavernas localizadas num raio de 10 km da aldeia,” relatou Veloso, explicando que os morcegos hematófagos podem voar mais de 20 km em busca de alimentos/sangue.

A SES realizou todos os protocolos sanitários, inclusive, vacinando os oito indígenas que foram atacados pelos morcegos. A Adapec alerta a população, para que em caso de sugadura de morcegos hematófagos em humanos, a pessoa deve ser imediatamente encaminhada a uma unidade de saúde mais próxima para que sejam tomadas todas as medidas necessárias, uma vez que, a demora na procura de atendimento médico pode levar a pessoa a óbito.

A Agência orienta os produtores rurais que estão em regiões com a presença de morcegos hematófagos para evitarem a entrada de morcegos na moradia, com a vedação total da residência, não deixando brechas que facilitem a entrada do animal no interior da casa.

Sintomas da raiva nos animais

O animal infectado pelo vírus da raiva apresenta alguns sintomas como: isolamento do restante do rebanho, apatia, perda de apetite, salivação abundante e dificuldade para engolir. Com a evolução da doença, tem movimentos desordenados, tremores musculares, ranger de dentes, decúbito lateral e morte.

O produtor deve evitar o contato direto com animais que apresentam sintomatologia nervosa. Em casos de dúvidas ou relato de animais herbívoros (Bovídeos, equídeos, ovinos e caprinos) com suspeitas de raiva, o produtor pode entrar em contato com a Adapec do seu município para informar ou ligar no Disque Defesa pelo telefone, no período das 8h à 14hs.