Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cidades

Prefeita de Caseara, Ildislene Santana

Prefeita de Caseara, Ildislene Santana Foto: Divulgação Caseara

Foto: Divulgação Caseara Prefeita de Caseara, Ildislene Santana Prefeita de Caseara, Ildislene Santana

Reeleita com mais de 70% dos votos, a prefeita de Caseara, Ildislene Santana (DEM), registra importantes avanços nos seis primeiros meses de gestão de seu segundo mandato, em todas as áreas, principalmente na saúde. "A saúde sempre foi prioridade, ainda mais nesse momento de pandemia. Temos nos esforçado para amparar todos os casearenses com vacinação, assistência social e medidas sanitárias", afirma. 

A cidade está entre as 12 do Tocantins a receber do Ministério da Saúde selo de reconhecimento pelo desempenho no enfrentamento à pandemia da covid-19 no 3° trimestre de 2020. “E continuamos com a mesma qualidade. Temos equipes capacitadas e estrutura para atendimento à comunidade. Admiro os nossos profissionais da saúde que fazem a diferença em um momento tão difícil", ressalta a chefe municipal.

Em Caseara, 30,08% dos 5.442 mil habitantes já receberam a 1ª dose da vacina contra a covid-19 - segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES). A Unidade Básica de Saúde da cidade está vacinando desde o dia 22 de julho o público de 30+. O cidadão precisa apresentar cartão do SUS e cartão de vacina. 

Desde o princípio da pandemia, a gestora preocupou-se em vacinar os trabalhadores essenciais – da saúde, da educação e da limpeza urbana. E para evitar proliferação de outras doenças, a saúde da cidade realiza constantemente mutirões com equipes de agendes de endemias. 

 Primeiro profissional representante dos garis a ser vacinado em Caseara

Na assistência social, a prefeitura tem entregado cestas básicas às famílias carentes.  

Apoio em Brasília

Desde o início de sua gestão, a prefeita Ildislene atua junto à bancada federal com os deputados e senadores do Tocantins em Brasília/DF. A gestora já participou de diversas audiências com os representantes em busca de recursos para Caseara -  para projetos sociais, aquisição de maquinário para a zona rural, recursos para implantação de salas de aula, para equipamentos de laboratório de informática, recursos para asfaltar setores, para recapeamento asfáltico nas ruas, dentre outras demandas. “E temos conquistado importantes recursos para nosso município. Corremos atrás para que a nossa cidade seja referência, avançando cada vez mais”, ressalta a gestora.

Neste mês de julho, a prefeita Ildislene conquistou um milhão e meio de reais por meio de emendas do senador Irajá Abreu para pavimentação. “Vamos deixar Caseara totalmente asfaltada”, promete a gestora.

A prefeita também entregou neste mês novo veículo à saúde, visando dar melhor assistência aos que fazem hemodiálise em Palmas e também um caminhão-toco - resultados de recursos viabilizados pelo deputado Carlos Gaguim.

Prefeita Ildislene em tratativas com o deputado federal Carlos Gaguim 

A prefeita também atua em conjunto com os prefeitos do Vale do Araguaia, em Brasília. O consórcio intermunicipal tem como objetivo promover, atrair e unir esforços e benefícios para as cidades envolvidas nas áreas de Saúde, Infraestrutura e Meio Ambiente.

Educação

A educação tem recebido a devida atenção pela gestão de Caseara. Com ensino remoto, os estudantes têm ao seu alcance todo o apoio necessário de professores que foram capacitados para tal didática.

Para ampliar o ensino, está em fase de construção na cidade a Escola Aristeu Camargo, com 12 salas de aula. No início do ano a gestão conseguiu com o Governo do Estado ônibus escolares para transporte dos estudantes da zona rural. No período de férias haverá reforma nas escolas. 

Recebimento de ônibus escolar 

A gestão também atua com capacitação através do esporte. Parceria com o IEL e o Sesi resulta em preparação curricular, estágio e futebol profissional aos jovens da cidade.

Visando orientar as crianças, adolescentes e adultos do município, o CRAS de Caseara realizou dia 15 de junho - Dia do Combate à Violência Contra a Pessoa Idosa - ações com palestras. Também realizou passeata nas ruas da cidade e ações voltadas ao tema 'Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. 

Dia do Combate à Violência Contra a Pessoa Idosa 

Capacitação

Dias 28 e 29 de junho Caseara realizou capacitação da Brigada Municipal com a presença do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil do Estado. Neste mês, a gestora entregou uniformes e equipamentos de proteção para intensificação dos trabalhos.

Capacitação da Brigada Municipal de Caseara

Inauguração de Obras

Caseara completou 32 anos de história em 1° de junho e na celebração a prefeita Ildislene fez a entrega de ônibus escolares, reforma de creche, assinou ordem de serviço para a construção de muro e garagem para os veículos da saúde, inaugurou quadra poliesportiva e a tão sonhada ponte da integração entre o P.A Primeiro de Maio.

A entrega da ponte contou com a presença de outras autoridades

 Entrega da rodoviária de Caseara

Está em implantação no município a construção de uma galeria pluvial com tubo de concreto, construção de pavimentação em piso de concreto sextavado com espessura de 80mm no trecho a ser reparado, viabilizando que os pedestres e carros transitem de forma segura e adequada. "Meu objetivo sempre foi trabalhar em prol da comunidade", ressalta Ildislene. 

Agronegócio e Turismo 

No agronegócio, como informa a prefeita Ildislene, os produtores de grãos têm expandido a produção. E no turismo, a prefeita recebeu recentemente a visita do ministro do Turismo, Gilson Machado, juntamente com o governador Mauro Carlesse, para o lançamento de campanhas de fomento à área. "O turismo tem grande potencial para alavancar o desenvolvimento de toda a região do Vale do Araguaia", afirma Ildislene. O governo lançou, na oportunidade, a ação Fomento Recupera Turismo, que visa atender o trade turístico com linha de crédito. O acesso à linha de crédito faz parte do programa Tocando em Frente, cujo acesso dispensa certidões durante o período da pandemia e tem carência de até 12 meses. 

Regularização Fundiária

Desde o início de sua gestão, a prefeita Ildislene atua em diferentes frentes para que haja regularização fundiária em assentamentos, com o objetivo de levar infraestrutura aos moradores, como energia elétrica. Em junho, a gestora esteve em audiência no Incra e, na oportunidade, defendeu regularização e titularização das terras.

Mensagem aos Casearenses

A prefeita agradece a todos os casearenses que confiam no seu trabalho. "Gratidão por todo apoio que recebo. É com muita luta e força de vontade que enfrentamos todos os obstáculos para conquistarmos cada vez mais melhorias à nossa sociedade. Muito obrigada pela parceria. Unidos voaremos alto", finaliza.