Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Índice de Transparência da Covid-19 (ITC-19) destaca Palmas na 10ª posição entre as capitais brasileiras, em relação à qualidade dos dados e informações publicadas na internet sobre a pandemia do novo coronavírus. Palmas recebeu pontuação final 52, ficando no nível de transparência médio. O Município também foi destaque entre as capitais da Região Norte, obtendo a segunda melhor nota.

A capital tocantinense ainda ficou melhor posicionada do que outras grandes cidades, como São Paulo, na 11ª posição; Belo Horizonte, 12º lugar; São Luís, 17º lugar; e Goiânia, 18º lugar. Palmas também ficou em melhor posição que o Tocantins, que no ranking dos estados ficou em 18º lugar.

O ITC-19 é uma iniciativa da Open Knowledge Brasil (OKBR), organização com foco na promoção da informação e transparência e foi divulgado no dia 22 de julho. As informações podem ser conferidas aqui. O estudo destaca que a “(re)organização dos portais oficiais, com indicações claras de hotsites, painéis e outras seções para tratar de temas relativos ao coronavírus é uma medida que facilita a divulgação de informações”.

Iniciativas

A Prefeitura de Palmas adotou como prioridade a divulgação das informações sobre a pandemia de forma acessível e de fácil entendimento à população. Em um primeiro momento foi criado o portal Coronavírus Palmas, no qual são disponibilizados diariamente os boletins epidemiológicos, como também a ocupação de leitos, os protocolos adotados, as unidades de saúde com endereço e telefone, as medidas aprovadas, ouvidoria e todos as receitas e despesas referentes ao combate à Covid-19.

Com o início da vacinação, a Prefeitura de Palmas criou o site Vacina Já, divulgando o detalhamento das vacinas recebidas e aplicadas, o total de vacinados com a primeira dose e os imunizados com a 2ª dose ou dose única. O site também disponibiliza a programação de vacinação do dia, com a relação das unidades de saúde, endereços e horários de funcionamento e, também, o público-alvo.

Além disso, o Vacina Já também informa a cobertura vacinal contra a Covid-19 por laboratório, cor/raça, grupos prioritários e gênero, orientações sobre a vacinação e as medidas que devem ser adotadas pelos imunizados. O palmense também encontra no site a ferramenta para agendar o dia da sua vacinação de forma online.

“A gestão acredita que o principal parceiro no combate à Covid-19 é o cidadão e para isso precisa estar bem informado, ter total conhecimento da situação da cidade, como também dos recursos disponíveis para o tratamento e quais são os protocolos sanitários que devem ser seguidos. Também consideramos fundamental dar transparência a todos sobre os recursos recebidos e a forma que aplicamos para salvar vidas e reduzir o impacto da pandemia em Palmas”, pontua o secretário executivo municipal de Saúde, Daniel Borini Zemuner.

Evolução e método

No Índice de Transparência da Covid-19 (ITC-19) 2.0, divulgado pela OKBR em 18 de dezembro de 2020, Palmas aparece na 15ª posição. Agora, a Capital tocantinense melhorou cinco posições, ficando mais bem avaliada. A OKBR avalia no ITC-19 três dimensões: conteúdo, granularidade e formato. Sobre conteúdo são considerados itens como idade, sexo, raça/cor e hospitalização dos pacientes confirmados, além de dados sobre a infraestrutura de saúde, como ocupação de leitos, testes disponíveis e aplicados.

No quesito granularidade é avaliado se os casos estão disponíveis de forma individual e anonimizada, além do grau de detalhamento sobre a localização (por município ou bairro, por exemplo). Em relação ao formato, consideram-se pontos positivos a publicação de painéis analíticos, planilhas em formato editável e navegação simples.

A OKBR

Conhecida como Rede pelo Conhecimento Livre, a OKBR é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos e apartidária, que atua no Brasil desde 2013. A OKBR destaca que desenvolve e incentiva o uso de tecnologias cívicas e de dados abertos, como também realiza análises de políticas públicas e promove o conhecimento livre para tornar a relação entre governo e sociedade mais transparente e participativa.