Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Tharson Lopes

Foto: Tharson Lopes

Com o objetivo de reforçar a frota de veículos da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) que atuará na campanha de vacinação contra febre aftosa na Ilha do Bananal de 1º de agosto a 30 de setembro, o Governo do Tocantins entregou à Agência nessa quinta-feira, 29, cinco camionetas que estarão à disposição para o trabalho que será realizado na Ilha.

O presidente da Adapec, Paulo Lima, ressaltou a importância da renovação da frota para o trabalho que será executado pela Agência na Ilha do Bananal. “A campanha de vacinação contra febre aftosa na Ilha do Bananal requer um esforço muito grande das nossas equipes que atuam lá dentro junto aos retireiros e os povos indígenas, pois as condições de trafegabilidade na ilha são muito difíceis, e estes novos veículos vão contribuir bastante para que o trabalho seja feito dentro do prazo previsto e evitarmos gastos com manutenção de veículos,” disse o presidente.

O superintendente da Garagem Central, Adelmilson Luiz de Oliveira que representou o governador Mauro Carlesse na entrega dos veículos, destacou que a frota entregue à Adapec foi uma prioridade do governador para que o trabalho dos técnicos na campanha de vacinação contra a febre aftosa na Ilha do Bananal seja iniciado com toda a segurança.

Campanha

A Agulha Oficial, quando os próprios técnicos da Agência executam a vacinação, ocorrerá dentro do prazo previsto, porém, os trabalhos prévios já começaram desde o início de julho. As notificações foram iniciadas aos retireiros e aos indígenas, com orientações e o pré-agendamento para a colaboração no momento da vacinação, onde os animais deverão estar presos para a imunização.

Aproximadamente 100 mil bovinos, distribuídos em cerca de 350 retiros, serão vacinados pelos próprios técnicos da Agência para garantir que todo rebanho existente na região seja imunizado.

Ilha do Bananal

A Ilha do Bananal tem cerca de 2 milhões de hectares e faz divisa com oito municípios tocantinenses: Formoso do Araguaia, Sandolândia, Lagoa da Confusão, Araguaçu, Cristalândia, Dueré, Caseara e Pium. Devido às suas características de relevo e terreno, no período chuvoso, se torna quase intransitável, pois a região fica alagada. Diante disso, a vacinação só ocorre na época da seca e uma vez por ano, para todos os bovinos, independente da faixa etária.