Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Flaviana Ox

Foto: Flaviana Ox

O concreto se torna abstrato quando o físico se torna apenas registros do que foi um dia. Do Coletivo ao individual e a concretude abstrata... / É tempo de voltar pra dentro.” Esta é a sinopse do Videodança Casulo, apresentado pelo Coletivo Agulha Cenas, que estreia próxima sexta-feira, 6, às 19 horas, no canal do YouTube do Agulha Cenas. A classificação é
livre e a exibição é gratuita.

A sinopse do videodança relata ainda que o tempo em que o isolamento social faz parte do cotidiano, a composição retrata a realidade vista pelo olhar de quem vive esse ponto de vista. "O que antes pareceu ser uma ou duas semanas de folga, passa a ser o cativeiro de seus próprios pensamentos, anseios, esperanças e descobertas de si. Esses questionamentos alimentam a investigação nos campos da linguagem cênica e da narratividade, para gerar um produto artístico que ressignifique o cotidiano como experiência estética, fator que a pandemia do covid-19 e as medidas de isolamento adotadas, contribuem para o aprofundamento da vivência humana e o surgimento de discussões e iniciativas em outro formatos, como por exemplo o intercâmbio entre dança e audiovisual", complementa a sinopse.

Com a suspensão das atividades presenciais na pandemia, cresceu a produção de videodanças. Neste contexto, bailarinos e companhias de dança recorreram ao palco virtual para continuarem na ativa, bom para o público que ganha uma alternativa de entretenimento e para os artistas que seguem com produção mantendo as medidas de segurança.

De acordo com a diretora do Coletivo, a bailarina Renata Souza, Casulo é um videodança que transporta o público para uma experiência em que a imagem é o norteador de suas ações. O videodança é interpretado por ela e pelo bailarino Elton Fialho.

Projeto

O projeto Vídeodança Casulo foi contemplado pelo prêmio Aldir Blanc, da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc) e Governo Federal - Ministério do Turismo - Secretaria Especial da Cultura e Fundo nacional da Cultura.