Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cursos & Concursos

O Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO) lançou, em 18 de junho, o Edital Nº 27/2021, com vagas para cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) de Inglês e Espanhol aplicados a serviços turísticos, na modalidade de ensino a distância, resultante de parceria entre o IFTO e o Ministério do Turismo. 

São ofertadas 3.800 vagas destinadas a guias e condutores de turismo de todo o país. Os cursos são gratuitos e têm carga horária de 200h, ofertados em cinco módulos, sendo que os dois iniciais abordarão os conhecimentos básicos dos idiomas, e os demais apresentarão conteúdos transversais à área do turismo, por meio do aprendizado dos idiomas.

O objetivo é capacitar a categoria desse segmento do turismo, oferecendo qualificação necessária, por meio de novos idiomas, de modo a gerar benefícios para esses profissionais, bem como valorizar o potencial de cada trabalhador e suas comunidades locais. Segundo a Retificação nº 3 do edital, o público do curso foi ampliado para "condutores, guias de Turismo, estudantes de turismo e profissionais que atuam na cadeia produtiva do turismo". 

Prazo de inscrições ampliado

As inscrições foram prorrogadas, segundo o edital de Retificação Nº 4, para até 8 de agosto, e o candidato pode se inscrever por meio deste endereço eletrônico: https://ficturismo.ifto.edu.br/. São requisitos para participar:

Condutores: ter 18 anos completos na data de inscrição; possuir formação como condutor ou declaração de atuação em Unidades de Conservação; possuir e-mail válido; possuir RG e CPF; possuir, no ato da inscrição, escolaridade mínima exigida para o curso que deseja, conforme item 1.8 do edital; e

Guias: ter 18 anos completos na data de inscrição; possuir registro ativo no Cadastur na data da inscrição; possuir e-mail válido; possuir RG e CPF; possuir, no ato da inscrição, escolaridade mínima exigida para o curso que deseja, conforme item 1.8 do edital; e possuir nacionalidade brasileira; possuir nacionalidade brasileira. 

Durante o curso, o estudante desenvolverá competências profissionais, tais como: conhecer, interpretar e aplicar o vocabulário básico e o vocabulário específico da área do turismo; desenvolver a comunicação interpessoal, intercultural, usando palavras e expressões em Língua Espanhola e Língua Inglesa que atendam às suas necessidades profissionais.

Ampliação do público-alvo

Na quinta-feira, 22 de julho, segundo a Retificação nº 3 do edital, o público do curso estendeu-se para "condutores, guias de Turismo, estudantes de turismo e profissionais que atuam na cadeia produtiva do turismo". 

Objetivo alcançado

A Janaína Machado foi estudante da turma de inglês e compartilha da sua satisfação em concluir o curso. “Só tenho a agradecer. O curso me ajudou muito, a me comunicar melhor, meu inglês evoluiu muito durante o curso. Tive um conhecimento um pouco mais consolidado e toda a equipe nos ajudou para que tivéssemos essa evolução”, afirmou.

Ricardo Menezes concluiu o curso de espanhol e divide semelhante experiência acerca de sua participação no curso. “A plataforma proporcionou uma grande interação entre os colegas e professores. Ganhar o certificado também é outra coisa muito importante, por registrar e provar que fizemos o curso. É um certificado aceito a nível internacional. Isso é muito bom. Conteúdos que enriqueceram como ser humano, como profissional, evoluir em outros aspectos”, ressaltou.

"Fiquei bastante satisfeita com o curso. Espero que tenha na modalidade intermediário. Quero dar continuidade nos estudos de espanhol e super recomendaria para um amigo. É um curso bem técnico, bem profissionalizante e para quem trabalha na área de turismo é de uma riqueza inestimável", destacou Juana Alvin, estudante do curso de espanhol. 

Parceria

O reitor do IFTO, Antonio da Luz Júnior, ressaltou a parceria realizada e a importância da capacitação para este segmento. "Estamos aqui para trazer mais essa oportunidade de fazerem os cursos de língua inglesa e espanhola. É uma parceria que busca qualificar os profissionais de turismo, preparando-os para receber cada vez mais e melhor o turista estrangeiro. Temos a expectativa de que muito em breve esses turistas retornarão ao nosso país e é importante termos profissionais preparados para recebê-los e, deste modo, fortalecer a nossa economia e desenvolver o nosso país", enfatizou. 

O edital e todas as informações referentes aos cursos estão disponíveis no Portal do IFTO.