Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Divulgação

Considerando as festividades religiosas da Romaria do Senhor do Bonfim/2021 que acontecem anualmente no mês de agosto nas cidades de Tabocão, Araguacema e Natividade, reunindo devotos de várias partes do Estado, a Polícia Militar do Tocantins, desenvolverá, a partir do dia 6 de agosto, a operação Romaria do Senhor Bonfim/2021, com a finalidade de inibir e coibir crimes, atos infracionais e práticas de desrespeito às normas e decretos de restrições em virtude da pandemia da Covid-19.

A romaria é uma das grandes manifestações culturais do Estado e todos os anos concentra milhares de pessoas. Este ano devido à pandemia da Covid-19, decretos municipais e estaduais preconizam que aglomerações sejam evitadas.

No município de Araguacema, o decreto será reeditado, determinando medidas de prevenção no povoado Senhor do Bonfim e a tradicional romaria será cancelada, assim como a entrada de romeiros oriundos de outros municípios, estará proibida.

Dentre as ações desenvolvidas, a Polícia Militar realiza policiamento de caráter preventivo, ostensivo, educativo e/ou repressivo, a fim garantir a segurança dos devotos e frequentadores das festividades religiosas da Romaria do Senhor do Bonfim, bem como evitar possíveis aglomerações de pessoas que estejam em total desrespeito às normas/decretos restritivos.

A operação será desencadeada na cidade de Tabocão, localidade com público estimado de 2 mil pessoas/dia, entre 6 e 15 de agosto. Em Araguacema, apesar de não possuir evento oficial, do dia 6 a 17 e em Natividade, com previsão de público de 10 mil pessoas/dia, do dia 6 a 17 de agosto.

Todo efetivo apto e disponível do 7º Batalhão de Polícia Militar (BPM), 8º BPM e 2ª Companhia Independente da PM, com apoio operacional Batalhão de Polícia de Choque (BPCHOQUE), Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) e Batalhão de Polícia Militar Rodoviário e Divisas (BPMRED) estará empenhado nesta operação.