Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Ocorrências com postes de energia elétrica tem se tornando cada vez mais comuns no Tocantins. Mesmo com a pandemia da Covid-19 e a necessidade do isolamento social, o número de acidentes com postes não diminuiu no primeiro semestre do ano. Segundo dados da Energisa Tocantins, 2020 registrou 226 abalroamentos no primeiro semestre enquanto em 2021 já foram reportados 68 casos a mais, totalizando 294 ocorrências.

“A Energisa possui um sistema de proteção monitorado. Temos equipamentos inteligentes na rede que, ao observarem um grande curto-circuito, vão agir para interromper o fornecimento e isolar a área afetada. A implantação de um novo poste leva, em média, de três a quatro horas, dependendo da ocorrência”, explica o gerente de Operação e Distribuição da Energisa Tocantins, Alberto Cunha.

Para o engenheiro de Planejamento e Manutenção da Energisa, Alberto Costa Dias, quase sempre os acidentes ocorrem em localidades ou trechos diferentes. “Um dado que chama a atenção é que quase não há recorrência de uma área ou poste específico abalroado. O que fortalece indícios que os principais motivos são desatenção no trânsito e uso do celular”, reforça.

A rede de distribuição da Energisa é equipada com tecnologia de proteção para desativar o fornecimento de energia em caso de interferência nos cabos ou postes. No entanto, mesmo assim, é grande o risco quando uma colisão ocorre. Além do impacto da batida, que pode ter graves consequências para os ocupantes do veículo, pode haver contato de cabos energizados. Essa situação traz risco de choque elétrico, tanto para quem se acidentou, como para quem está nas proximidades.

“Esses acidentes costumam acontecer quando acontecem eventos na cidade, onde se mistura bebidas alcoólicas e condução de veículos resultando em colisões. Caso o acidente aconteça, não entre em desespero para sair do veículo, principalmente se o poste estiver sobre carro. O melhor a se fazer é esperar dentro do carro sem tocar nas partes metálicas e aguardar a chegada de uma equipe especializada da Energisa para realizar todos os procedimentos necessários com a máxima segurança”, explica Bruno Queiroz, coordenador de saúde e segurança da ETO.

Ao se envolver em um acidente de trânsito é importante entrar em contato com os órgãos responsáveis, como Polícia Militar ou Corpo de Bombeiros. Se houver feridos acione o Samu no 192.

A Energisa informa que, em caso de urgência envolvendo a rede elétrica, deve-se avisar imediatamente a empresa, que deslocará rapidamente profissionais qualificados para atender o caso. O contato pode ser realizado pelo telefone 0800 721 3330, aplicativo Energisa On, redes sociais, site www.energisa.com.br ou pelo WhatsApp, por meio de mensagem para a Gisa. O aplicativo Energisa On está disponível para iOS, Android.