Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Turismo & Lazer

Foto: Thuanny Vieira

Com o objetivo de aproximar produtores rurais, empreendedores e consultores do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), tem sido realizado o Orienta Naturatins, uma ação que visa orientar os usuários sobre os diversos serviços oferecidos pelo Instituto. Dentre eles está a atividade de licenciamento, que recentemente ganhou mais uma normatização visando a regularização do uso dos atrativos naturais para o turismo sustentável. Durante a quinta edição do Orienta Naturatins, em Dianópolis foi emitida a primeira licença de atrativos naturais especiais após a publicação da Portaria 113/2021.

De acordo com a Portaria, o atrativo natural é aquele cujo objetivo esteja relacionado ao ecoturismo, turismo rural e turismo de aventura, localizados em ambientes sensíveis e de relevância ecológica, tais como: lagoas, cachoeiras, mirantes, dunas, cânions, surgências hídricas (fervedouros) e atividades relacionadas tais como: trilhas ecológicas, prática de rapel, ancoragem, boia-cross, rafting e visitação em cavernas e ambientes naturais que não possuam estruturas permanentes. A Portaria nº 113/2021 traz os procedimentos para o licenciamento ambiental de atrativos naturais no Tocantins conforme as características e peculiaridades, o porte e potencial impacto ambiental da atividade ou empreendimento.

O vice-presidente do Naturatins, Rafael Felipe reforça a importância da realização do evento e o fortalecimento do turismo com a portaria. “É um trabalho que a gente vem fazendo em todo o Estado, o de passar realmente a orientação. Tirar o caráter punitivo do órgão e está mais junto da população. E a região de Dianópolis é mais importante ainda, por causa da portaria dos atrativos naturais, porque tem o intuito de fortalecer os atrativos da região das Serras Gerais, que é muito rica para o turismo e vai possibilitar que a gente faça esse desenvolvimento sustentável, ambientalmente correto, levando a regularização ambiental de todos os empreendimentos da região Sudeste do Estado”.

O empreendedor e agente de turismo, José Neto Soares da Silva, responsável pelo empreendimento de boia-cross no município de Rio da Conceição fala da satisfação e da responsabilidade ambiental que a sua empresa tem com os recursos naturais. “Para mim é uma satisfação enorme, além da nossa grande preocupação ambiental, a gente precisa regularizar para que as coisas saiam dentro dos padrões ambientais. Eu acho que isso também vai dar uma visibilidade positiva para a nossa empresa, para a nossa atividade de boia-cross, como pessoas e empresa que está trabalhando dentro da legislação”.

Orienta Naturatins Mateiros

A próxima edição do Orienta Naturatins será em Mateiros visando também levar informações sobre a Portaria de Licença dos Atrativos Naturais considerando que é a região que mais recebe turistas no Tocantins.

A ação será nos dias 6 e 7 de agosto, no auditório do Centro de Atendimento ao Turista. Os usuários das duas cidades já podem agendar atendimento pelo WhatsApp.