O Tocantins receberá nos próximos dias cerca de 62 mil doses de vacinas contra covid-19. Todos os imunizantes serão recebidos até domingo, 8, e vão ser utilizados para ampliar os públicos-alvo de vacinação nos municípios. Nestas remessas, o Ministério da Saúde (MS) utilizou a metodologia de distribuição das doses por critério de faixa etária, equiparando a cobertura vacinal de acordo com a população.
Na noite desta sexta-feira, 6, serão recebidas 750 doses da Janssen e 29.250 da Pfizer, que devem ser utilizadas para imunização dos públicos-alvo atuais de cada município com primeira dose. Na madrugada deste sábado, 07, as 15.250 doses de AstraZeneca que vão desembarcar no Tocantins, são destinadas a aplicação da segunda dose. Já na madrugada de domingo, 08, as 17.200 doses que serão recebidas, devem ser utilizadas para aplicação da primeira dose dos públicos-alvo de cada cidade. Todas elas juntas perfazem o total de 62.450 mil doses de imunizantes.
A gerente de imunização da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Diandra Sena, esclarece que devido o avanço da imunização dos municípios, o Ministério da Saúde não estipulou público-alvo específico para as doses. “Nessas doses, o Ministério orienta apenas quanto a primeira e segunda dose, pois os públicos-alvo prioritários - estipulados no Plano Nacional de Imunização (PNI) - já foram alcançados a primeira dose. Assim sendo, as remessas que serão recebidas são aplicadas em segunda dose”, explica a servidora.
Distribuição
As doses serão recebidas pela equipe de imunização da SES, passarão por conferência minuciosa. A partir de quarta-feira, 11, os lotes estarão disponíveis para retirada pelas secretarias municipais de saúde tocantinenses nas centrais de distribuição em Palmas e Araguaína, além das unidades de móveis nas cidades de Dianópolis e Gurupi.