Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Polícia Militar do Tocantins está realizando policiamento estratégico durante Romaria do Senhor do Bonfim realizada, tradicionalmente, nas cidades de Tabocão, Araguacema e Natividade, e de acordo com levantamento parcial, o balanço dos três primeiros dias da festividade foi considerado positivo, tendo em vista que nenhuma ocorrência foi registrada nas três cidades que guardam a tradição.

A Romaria do Senhor do Bonfim acontece anualmente no mês de agosto, reunindo devotos de várias partes do Estado e este ano devido à pandemia da Covid-19, decretos municipais e estaduais preconizam que aglomerações sejam evitadas. Em Araguacema, por exemplo, o decreto foi reeditado e não haverá programação oficial.

Balanço

Durante os três dias de operação, 65 veículos e 176 pessoas foram abordados, três aglomerações foram dissipadas nos municípios de Natividade e Tabocão e 11 locais foram fiscalizados nas três cidades.

A PM executou policiamento de caráter preventivo, ostensivo, educativo e/ou repressivo em várias modalidades, como patrulhamento a pé; patrulhamento com viaturas em pontos estratégicos; abordagens de veículos e pessoas, entre outros, com a finalidade de inibir e coibir crimes, atos infracionais e práticas de desrespeito às normas e decretos de restrições em virtude da pandemia da Covid-19.

Operação

A operação segue na cidade de Tabocão, localidade com público estimado de 2 mil pessoas/dia, entre 6 e 15 de agosto. Em Araguacema, apesar de não possuir evento oficial, do dia 6 a 17 e em Natividade, com previsão de público de 10 mil pessoas/dia, do dia 6 a 17 de agosto.

Todo efetivo apto e disponível do 7º Batalhão de Polícia Militar (BPM), 8º BPM e 2ª Companhia Independente da PM, com apoio operacional Batalhão de Polícia de Choque (BPCHOQUE), Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) e Batalhão de Polícia Militar Rodoviário e Divisas (BPMRED) estará empenhado nesta operação.