Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Equipes de fiscalização do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) de Araguacema intensificam operações simultâneas, por vias terrestres e aquáticas, no rio Caiapó, com foco no cumprimento do acordo de pesca, atendimento de denúncias, além da ação educativa de orientação sobre a legislação vigente e incentivo a prática da pesca esportiva com guia/condutor autorizado pelo órgão.

Os dados apresentados pelo Escritório Regional do Instituto, nesta quarta-feira, 11, apontam que as rondas iniciadas no último fim de semana percorrem simultaneamente vias de acessos, acampamentos, margens, afluentes, lagos, lagoas marginais e demais cursos d’água do rio, com a finalidade de coibir a captura, transporte e comercialização de pescados, bem como de quelônios.

Ainda de acordo com o levantamento, a operação avançou as margens do rio Araguaia, sentido Araguacema e no trajeto foram recolhidos 600 metros de redes malhadeiras, de diversas malhas. Nos acampamentos foram vistoriados caixas de isopor, barracas e barcos ancorados para verificar se existiam material de pesca predatória.

Rafael Felipe, vice-presidente do Naturatins afirma que o acordo de pesca visa preservar os recursos pesqueiros do rio Caiapó e a sustentabilidade de projetos de desenvolvimento da região. E ressalta que além de intensificar a fiscalização, o Naturatins realiza ações educativas durante as operações, orientando pescadores e turistas sobre as proibições, as práticas permitidas e o incentivo à pesca esportiva com guia/condutor, que começa a ser implantado na região.

Cândido José Neto, gerente de fiscalização do Naturatins detalha que os fiscais abordam pescadores amadores, profissionais e turistas para conferir o porte da carteira de pesca e orientam todos quanto as portarias vigentes. O gerente reitera que o Naturatins recomenda a prática da pesca esportiva com guia/condutor autorizado pelo órgão e ressalta que as operações de apoio e fiscalização serão mantidas na região.

Fábio Dias Pereira, supervisor da Unidade Regional do Naturatins de Araguacema, considera os resultados apurados positivos e pontua. “Conseguimos atender as denúncias registradas no escritório e pelo Linha Verde durante fiscalização intensiva nos rios interiores da região e em especial o rio caiapó, com foco no acordo de pesca implantado. Também realizamos um trabalho de educação ambiental oferecendo orientações nos acampamentos sobre a vigência da cota zero, coleta e destinação do lixo e o cuidado ao uso do fogo”, relata o supervisor, que complementa.

“Sabendo da importância do acordo de pesca, da preservação ambiental e da implantação da pesca esportiva realizada com guias de pesca licenciado pelo Naturatins, o órgão vem trabalhando em conjunto com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e colônia de pescadores na realização de ações de fiscalização, monitoramento e orientações no trecho da ponte das TO 442, que liga os municípios de Araguacema à Caseara, até a foz do Araguaia, visando a preservação de inúmeras espécies e do desenvolvimento sustentável”, conclui Fábio Dias Pereira.