Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Josy Karla

Foto: Josy Karla

O vice-governador Wanderlei Barbosa representou o governador do Estado do Tocantins, Mauro Carlesse, nesta quinta-feira, 12, por meio de videoconferência, da 22ª Reunião Ordinária do Conselho Deliberativo da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Condel/Sudam). Entre as pautas debatidas e aprovadas estiveram a proposta relativa ao estabelecimento anual das diretrizes e as prioridades para as aplicações dos recursos do Fundo de Desenvolvimento da Amazônia (FDA) e do Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO), para o exercício de 2022.

O vice-governador destacou a importância da aprovação das pautas e do FNO para o setor produtivo do Estado. “Acredito que nós crescemos uma média acima de 20% ao ano, estamos em plena expansão. Então, este financiamento é fundamental para nossa economia e para aquecer e fazer crescer nosso setor produtivo. Digo isto com bastante experiência, porque também sou cliente do Banco da Amazônia e sei a importância desses recursos para os produtores de soja, de proteína animal, vegetal e outras áreas de produção”, afirmou.

Wanderlei Barbosa ainda reforçou que as reuniões do Condel são fundamentais, porque permitem o crescimento da participação do Tocantins. “Nós já temos uma boa participação, pois somos o segundo estado que mais recebe recursos da Amazônia, porque o nosso setor produtivo está realmente em expansão. Mas não deixamos de participar, para demonstrar a importância e o respeito que o Estado tem pelo Conselho”, afirmou o Vice-governador, que estava acompanhado do secretário de Estado do Planejamento, Sergisley de Moura.

A superintendente da Sudam, Louise Caroline Campos Löw, fez questão de agradecer e comemorar que nesta reunião foi registrado o maior quórum de participantes da história da Sudam. “Isto nos deixa muito felizes e traz, para a gente, uma sinalização positiva do compromisso de todos com a Amazônia. Nós temos uma missão nobre e muito árdua de fomentar o desenvolvimento sustentável na nossa região, levando mais qualidade de vida para o povo e oferecendo políticas públicas ambientalmente sustentáveis e economicamente viáveis. Sessenta por cento do país é nossa área de atuação e não tem como caminhar se não for de forma muito bem articulada”, destacou.

Condel

O Condel é um órgão colegiado a quem compete, dentre outras atribuições, acompanhar e avaliar a execução dos planos e dos programas regionais da Amazônia, bem como definir diretrizes e prioridades para a aplicação dos instrumentos de ação da Sudam: o FNO e o FDA.

O Conselho é presidido pelo ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Simonetti Marinho; e tem a superintendente da Sudam, Louise Caroline Campos Löw, como secretária-executiva. Os conselheiros são os governadores de todos os nove estados que compõem a Amazônia Legal: Amazonas, Acre, Rondônia, Roraima, Pará, Maranhão, Amapá, Tocantins e Mato Grosso.