Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Adilvan Nogueira

Foto: Adilvan Nogueira

A Federação das Indústria do Estado do Tocantins (Fieto) realizou na noite dessa quinta-feira, 12, a cerimônia que anunciou os cinco vencedores na 3ª edição do Prêmio de Inovação. A Tobasa Bioindústria foi o destaque ficando com o primeiro lugar na premiação.  

“É um momento desafiador para a indústria brasileira, em que o empresário tem que dedicar toda sua capacidade empreendedora e intelectual em prol de vencer uma crise profunda, mas que nós estamos saindo vencedores. Para mim é um orgulho presidir essa empresa que tem reconhecimentos nacionais e internacionais e agora recebo das mãos do meu amigo Roberto Pires mais esse prêmio tão importante”, afirmou o presidente da Tobasa Bioindústria, Edmond Aziz Baruque Filho, que dedicou a premiação ao pai e fundador da empresa Edmond Aziz Baruque, que faleceu em março deste ano.  

O Prêmio de Inovação da Fieto deste ano teve em segundo lugar a BRK Ambiental, a Rad Informática em terceiro, a empresa Rio Construção em quarto lugar e em quinto a Itafos. 

O presidente da Fieto, Roberto Magno Martins Pires, agradeceu a presença de todos e reforçou a necessidade de o Prêmio de Inovação acontecer neste momento, em que o mundo vive uma grave crise pandêmica. “Vivemos um momento de profunda transformação no mercado, em que empresários de todos os setores tiveram que mudar a maneira de gerir suas empresas e inovar, repensando seus negócios para superar a crise. Este Prêmio de Inovação vem reconhecer o esforço de todos esses empresários que conseguiram passar por esse período difícil com perseverança e usando a inovação como ferramenta para fortalecer seus negócios. Saibam que a Fieto estará sempre ao lado de vocês empresários, para ampará-lo nos momentos difíceis, promovendo um ambiente favorável para o desenvolvimento e o crescimento da indústria. Essa é a nossa missão. Esse é o nosso compromisso que se renova dia após dia para fazer da indústria do Tocantins um exemplo para o país”, reforçou Roberto Pires.  

A prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, destacou que a cerimônia do Prêmio de Inovação marca a retomada da realização dos grandes eventos na cidade, que vem gradativamente e com segurança recuperando seu ritmo. A prefeita Cinthia também destacou a resiliência dos empresários em se manterem no mercado mesmo diante das adversidades pelas quais estamos vivendo. 

“Todos os 31 concorrentes ao Prêmio de Inovação da Fieto merecem nosso respeito e nossos aplausos, porque empreender neste cenário de crise é algo desafiador. Vivemos um novo tempo em todos os sentidos. Mas, mais do que isso, marcamos um novo tempo valorizando cada vez mais as pessoas que constroem a história da nossa cidade, do nosso estado, do país e do mundo. Parabéns a todos vocês empresários”, afirmou a prefeita Cinthia Ribeiro.  

Também compareceu ao evento, o secretário da Indústria, do Comércio e de Serviços do Tocantins, Tom Lyra. Em seu pronunciamento, Lyra reforçou o empenho do Estado na retomada do setor. “O Governo do Estado é parceiro da Fieto no desenvolvimento do setor e em projetos de incentivo à indústria. A importância do incentivo ao desenvolvimento e à cultura da inovação neste Estado refletirá nas empresas e na geração de emprego para a sociedade”, reforçou Tom Lyra.  

Retorno dos eventos 

A cerimônia marcou o retorno dos eventos em Palmas, trazendo novidades que se alinharam ao propósito do Prêmio de Inovação. O evento aconteceu no estacionamento do Capim Dourado Shopping em estilo drive-in, com os convidados acompanhando a cerimônia em seus veículos com todo o conforto e segurança. Uma equipe da empresa Tonolucro fez as entregas de refeição para os convidados. A Tonolucro passou por vários programas desenvolvidos pela Fieto e foi premiada por sua inovação em duas edições. Na cerimônia de ontem foi a empresa homenageada pela Federação.  

As empresas vencedoras do Prêmio de Inovação da Fieto 2021 receberam certificados de reconhecimento e computadores e tablets da Apple.  

Confira as 5 empresas premiadas: 

1º Lugar – Tobasa Bioindústria - Araguaína 

2º Lugar – BRK Ambiental / Saneatins - Palmas 

3º Lugar – RAD Informática - Araguaína 

4º Lugar – Rio Construção - Palmas 

5º Lugar – Itafos Arraias - Arraias