Em reunião do Comitê de Operações de Emergências – COE de Porto Nacional, realizada nessa quinta-feira, 12, foram adotadas novas medidas de enfrentamento à Covid-19. De acordo com o COE, a estabilização dos números de infectados pelo novo coronavírus, no município, possibilitou a flexibilização de medidas adotadas anteriormente, dentre elas o retorno das aulas presenciais para escolas públicas e particulares e a realização de cerimônias religiosas, desde que sejam cumpridos os protocolos de segurança que recomendam o distanciamento de 1,5m entre as pessoas.
O novo Decreto Municipal também libera o funcionamento do comércio até às 19 horas, salvo em datas comemorativas em que o horário será estendido para às 20 horas; bares e restaurantes poderão funcionar até as 00 horas.
Para o prefeito Ronivon Maciel, Porto Nacional colhe os bons frutos do empenho de todos, gestores e comunidade, para a redução do número de infectados na cidade. “É gratificante ver que o esforço e dedicação tomadas em conjunto vem dando resultados, no entanto mesmo com os números favoráveis não deixaremos de cumprir o nosso papel. Nossas decisões serão tomadas sempre dentro do diálogo e pautadas pela responsabilidade e com a união de todos”, sinaliza.
Segundo a secretária municipal da educação de Porto Nacional, Helane Dias, “todos os esforços estão voltados para um retorno seguro às aulas presenciais nas escolas municipais e privadas. Tudo foi muito bem discutido entre os gestores, até chegarmos a esse posicionamento. Dessa forma, alinhamos as ideias com a rede estadual, municipal e particular de ensino, para fazermos um retorno de forma organizada e segura”, pontua.
Helane Dias destaca ainda que “o protocolo da vigilância em saúde do município foi baseado no plano de retorno às aulas do MEC, onde decidimos pelo retorno gradual e híbrido, que reúne atividades presenciais e à distância. Vale ainda lembrar que os pais poderão optar por mandar ou não seus filhos para a escola”, esclarece.
A secretária municipal de saúde, Lorena Martins, disse que “foi solicitado ao Governo do Estado a antecipação da segunda dose para os professores, pois o município prevê que os professores retornem após a imunização total”. De acordo com Lorena Martins, “o percentual de vacinação no município está muito bom. Medidas sanitárias terão que ser adotadas nas escolas, orientações relativas aos cuidados e medidas de prevenção serão repassadas por parte das equipes da saúde”, destaca.
UFT
Também presente à reunião do COE, a diretora do Campus da Universidade Federal do Tocantins - UFT, em Porto Nacional, Etiene Fabbrin, parabenizou a gestão municipal e a secretaria de saúde pela estabilização da doença e disse estar “feliz em ver que as ações do município no enfrentamento ao novo coronavírus foram exitosas. A Universidade Federal do Tocantins não retornará neste semestre, apenas no próximo. Já possuímos um calendário programado para isso e por enquanto as aulas seguirão remotas”, pontua.
Presenças
Integram o COE e participaram da reunião o Prefeito Ronivon Maciel; a secretária da saúde Lorena Martins; a secretária da educação Helane Dias; o secretário da infraestrutura Marcos Lemos; a diretora da vigilância em saúde Zenilde Carvalho; o secretário de segurança pública, trânsito e defesa civil Marcílio Parente; o secretário de esportes Diógenes Gonçalves; a presidente da câmara, vereadora Rozângela Mecenas; o presidente da CDL Flávio Macedo; a Diretora do Campus da UFT - Porto Nacional Etiene Fabbrin; o professor e engenheiro de segurança do ITPAC, Diogo Pedreira e representantes de instituições religiosas.