Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Símbolo da cultura tocantinense, o capim dourado é internacionalmente conhecido pelas peças de artesanato e decoração. Mais do que isso, essa nobre matéria-prima que surgiu na comunidade do Mumbuca, no Jalapão, já se tornou também referência para produção de composições musicais e até espetáculos teatrais. Nesta última proposta, estreia neste mês de agosto o espetáculo “A Incrível Lenda do Capim Dourado”, apresentado pelos atores do Grupo de Teatro Artpalco, de Araguaína. A apresentação é uma realização do Instituto Social e Cultural Araguaia (Isca).

O espetáculo tem como principal público-alvo alunos das escolas estaduais de Araguaína, do 6º ao 9º ano, porém, estará disponível a todos, gratuitamente. As apresentações acontecerão de segunda a sexta-feira, 16 a 20, com duas sessões por dia, no canal do Youtube do Grupo Artpalco. Os horários são às 9 e 14 horas.

De acordo com o diretor e dramaturgo do espetáculo, Luiz Navarro, o projeto utiliza a ferramenta contação de história, que tem como objetivo principal despertar na criança o gosto pela leitura.  “A contação de história tornou-se uma importante aliada na divulgação da literatura e tem se mostrado eficaz na sua divulgação e tem produzido na criança o interesse em buscar livros e, a partir daí, criar e contar suas próprias histórias”, declara o diretor.

O espetáculo une música, dança e teatro para contar uma lenda sobre a criação do capim dourado. “É quase certo que muitas histórias foram contadas quanto a origem do capim dourado, também conhecido como o ouro do Jalapão. E aqui estamos propondo contar mais uma história, dessa vez com o olhar poético da literatura através do conto”, afirma o diretor.

Projeto

O projeto é patrocinado pelo Prêmio Emergencial do Tocantins - Teatro, do Governo do Estado do Tocantins, com apoio do Governo Federal - Ministério do Turismo - Secretaria Especial da Cultura, via Fundo Nacional da Cultura.

Isca

Criado em 2014, o Instituto Social Cultural Araguaia (Isca) é uma organização sem fins lucrativos, sediada em Araguaína/TO. Possui atividades de caráter ambiental, educacional, cultural, recreativo, desportivo, social e promoção da cidadania.