Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O município de Cristalândia, na região centro-oeste do Estado, inaugurou uma nova etapa no propósito de revolucionar a Saúde local ao implantar o Centro Cirúrgico do Hospital Nossa Senhora do Perpétuo Socorro com a realização do mutirão de cirurgias de laqueadura nesse domingo, 15. Onze cidadãs cristalandenses, algumas delas esperavam o procedimento há 8 anos, foram submetidas ao procedimento eletivo que está suspenso em todo o Estado; o mutirão foi possível com emenda de R$ 1 milhão da Dulce Miranda para estruturar o Centro Cirúrgico local e custeio de outras ações na área da Saúde.

O prefeito Wilson Júnior de Carvalho – o Big Jow, contou que realizar cirurgias no município era um sonho que se torna realidade. “Há 30 anos eu trabalho junto a esse povo, tentando daqui, levando dali. E hoje, em apenas 7 meses de mandato, conseguir realizar isso é um dia muito gratificante. Estou muito feliz, a felicidade da realização de um sonho”, contou o prefeito.

Nos últimos minutos de preparação antes do procedimento de laqueadura, Lucirene Borges, de 32 anos e mãe de 5 filhos, contou que aguardava pela cirurgia há 8 anos. "Cheguei a fazer exames, várias consultas e nada. Essa cirurgia irá me beneficiar muito, porque não posso tomar anticoncepcional, por problemas de saúde. Estou muito feliz hoje por ter essa oportunidade e muito agradecida a todos os responsáveis por isso".

Leitos

Nesse domingo foram entregues 10 leitos cirúrgicos no Hospital de Cristalândia, mas, a previsão da Secretaria Municipal de Saúde, é contar com 24 leitos muito em breve. De acordo com o titular da pasta, Wilkey Fernando Lourenço, o próximo mutirão a ser realizado será o de cirurgias de catarata, outra grande demanda na cidade. “Também fechamos convênios para às cirurgias de pterígio”, enfatizou.