Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

O sol forte e o tempo seco predominam sobre o Brasil nesta quarta-feira, 18. Sem a presença de ar frio sobre o continente, a temperatura fica alta no país A sensação é de calor na maior parte do dia.

Cuiabá, capital de Mato Grosso, registrou 40,2°C ontem, sendo o recorde de calor para o ano de 2021. Mas é possível que este recorde seja batido hoje. Este foi o segundo registro de 40°C este ano em uma capital brasileira. O Rio de Janeiro registrou 40,2°C em 30/1/2021.

As capitais Campo Grande e Curitiba podem bater recorde de calor nesta quarta-feira.

Áreas de instabilidade crescem sobre parte da Região Sul no decorrer desta quarta-feira. Há condições para pancadas de chuva com raios sobre em todas as regiões do Rio Grande do Sul, incluindo a Grande Porto Alegre , no planalto sul, na serra e no litoral sul de Santa Catarina. Mas o centro-oeste gaúcho só deve ter chuva pela manhã.

Nas Regiões Sudeste e Centro-Oeste, o dia é com muito sol e pouca nebulosidade. A baixa umidade no ar deve incomodar a população, pois na maioria das áreas destas Regiões, a umidade relativa do ar ficará entre 20% e 30% por várias horas consecutivas

Na Região Nordeste há previsão de pancadas de chuva no litoral, Agreste e Zona da Mata desde o sul da Bahia até o Rio Grande do Norte. A chuva é mais frequente no litoral baiano. O litoral do Maranhão tem pancadas de chuva a partir da tarde.

Na Região Norte do Brasil, a quarta-feira é um dia com sol e pancadas de chuva com raios principalmente à tarde e à noite em Roraima, no AP, no norte e oeste do Pará, no Amazonas, no norte de Rondônia e no Acre.

Alertas meteorológicos para quarta-feira, 18

Alerta para temporais no centro-norte de Roraima, incluindo a região de Boa Vista.

Alerta para temporais pela manhã no litoral centro-sul do Rio Grande do Sul.

Atenção para chuva moderada a forte com raios no centro, oeste e norte do Amazonas e sul de Roraima.

Situação de emergência para ar extremamente seco, com nível de umidade no ar que pode ficar abaixo de 12% no oeste e sul do Mato Grosso e em Mato Grosso do Sul, incluindo as capitais Cuiabá e Campo Grande.

Alerta para o ar muito seco, com níveis de umidade entre 12% e 20% sobre o Tocantins, no centro-sul do Maranhão e Piauí, no oeste da Bahia, no oeste de Minas Gerais, no centro, norte e oeste de São Paulo, centro-norte e oeste do Paraná, Goiás, Distrito Federal, centro, norte e leste de Mato Grosso.