Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O vice-governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, participou nesta quarta-feira, 18, do Fórum Nacional dos Vice-governadores do Brasil, por meio de videoconferência. Os temas do encontro giraram em torno da reforma tributária nos estados, do processo de volta às aulas e das ações de vacinação em conjunto com o Ministério da Saúde (MS).

Durante o encontro, o secretário executivo adjunto do Ministério da Educação, José Castro Barreto, explanou as ações de apoio que o órgão tem oferecido aos estados e aos municípios para o retorno às aulas presenciais em formato híbrido, com orientações que visam garantir a segurança da comunidade escolar e favorecer o desempenho dos alunos.

O vice-governador Wanderlei Barbosa destacou o plano de ações decretado pelo Governo do Tocantins para o retorno às aulas com segurança, enfatizando a parceria com os municípios. “O Estado baixou o decreto de retorno, fez todo o procedimento de legalidade para isso, mas, claro, nós temos que respeitar também as situações dos municípios e temos feito isso”, ponderou.

Wanderlei Barbosa ressaltou a importância de o tema do retorno às aulas ser debatido no Fórum Nacional dos Vice-governadores do Brasil. “Eu vejo esse nosso encontro de maneira bastante satisfatória. Fico feliz pela pauta que foi construída. Aqui no Tocantins, temos feito todo o possível para dar essa segurança, não queremos retornar às aulas se não tiver todos os cidadãos tocantinenses seguros desse nosso retorno”, reforçou.

O plano de vacinação contra a covid-19 e o programa de testagem em massa também foram debatidos no encontro. As estratégias foram apresentadas pelo representante da Secretaria Especial de Combate à Covid do Ministério da Saúde, Henrique Marconi. Ele ressaltou que o Brasil atingiu uma grande cobertura de primeira dose e, agora, irá acelerar a aplicação da segunda dose das vacinas.

Sobre essa pauta, Wanderlei Barbosa dividiu experiências no gerenciamento da pandemia e a logística de imunização no Tocantins. O vice-governador foi acompanhado pela superintendente de Educação Básica da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes, Markes Cristiane Oliveira.

A reunião do Fórum Nacional de Vice-governadores do Brasil foi mediada por Victor Borges, que destacou a participação das vice-governadoras e vice-governadores em temas tão vitais para a sociedade. O próximo encontro acontecerá no mês de setembro.