Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

 Livro é o primeiro escrito pelo servidor público Tony Moura

Livro é o primeiro escrito pelo servidor público Tony Moura Foto: Divulgação/CMP

Foto: Divulgação/CMP  Livro é o primeiro escrito pelo servidor público Tony Moura Livro é o primeiro escrito pelo servidor público Tony Moura

Com leitura leve, lúdica e instigante o livro: ‘O Presunçoso do Parque Cesamar’ nos faz viajar em uma fantasia mágica. Sendo um romance de ficção atrelado ao subgênero; realismo fantástico; o que favorece o acontecimento de coisas absurdas, onde humanos conversam com animais e animais de outras espécies conversam entre si. Tudo isso para desvendar os mistérios que aconteceram no Parque Cesamar, na cabeça do protagonista e com sua família.

César costumava ouvir as conversas dos frequentadores do Parque Cesamar, e por causa das suposições que formulava, aconteceram devaneios na sua vida. Longe da sua família e em busca de respostas aos seus conflitos, César, com a ajuda de alguns amigos e de um mentor, vive muitas aventuras para atingir os seus objetivos: desvendar mistérios que ocorrem no Parque Cesamar, o sumiço do seu bando, a galeria de águas, a privatização do Parque, entre outros enigmas, escondem muitas coisas. Será que são meros delírios?

Nesta história há conflitos que remetem a temas atuais, como: o cuidado com a ecologia, a fauna e a flora, a cultura regional, o linguajar tocantinense, as origens dos pioneiros, comidas típicas... Entre outros. Além dos aspectos urbanísticos de Palmas, seus pontos turísticos e a sua qualidade de vida.

Numa leitura mais atenta nota-se que esse livro está permeado por valores básicos dos seres humanos, como: caráter, honestidade, respeito, união, fraternidade, amizade e confiança. Noutro viés surgem, na resolução dos conflitos: a ambição, a mentira e a desinformação, contextualizando os dilemas pelos quais o protagonista passa. 

Autor

O livro é de autoria de Tony Moura,  profissional em audiovisual, tecnólogo em marketing e servidor público. A obra foi lançada na II Semana de Arte e Cultura da Câmara de Palmas, que acontece até sexta-feira, 20.

E-mail: tonypmoura@yahoo.com.br/ Instagran: @tonypmoura72