Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Veículos

No início de 2021 a Volvo Cars anunciou que só iria comercializar no mercado brasileiro a linha Recharge, modelos 100% elétricos ou híbridos – como já vinha fazendo em outros mercados. Desde então oferece por aqui os sedans S60 e S90 e os SUVs XC40, XC60 e XC90.

O Conexão Tocantins teve a oportunidade de conhecer e avaliar uma das versões do XC60 Recharge: a R-Design, que tem preço a partir de R$ 389.950,00 e é equipada com o motor Drive-E Turbo Supercharger de 2.0 litros e 4 cilindros de 320 cavalos-vapor de potência e outro elétrico de 87 cavalos-vapor de potência, que apresenta torque instantâneo nas rodas traseiras, totalizando 407 cavalos-vapor de potência.

Sua transmissão automática Geartronic de oito velocidades utiliza a tecnologia Shift by Wire totalmente eletrônica. A posição B auxilia na frenagem do freio-motor elétrico para recuperar e transmitir energia de volta para o carro, seja para recarregar a bateria ou para uso imediato. Nela, é também possível fazer a redução de marchas manualmente, ajudando na frenagem do veículo.

Esta combinação apresenta um desempenho impressionante e digno de carro esportivo. Mesmo com 2.174 quilos o Volvo XC60 Recharge R-Design vai de 0 a 100 km/h em apenas 5,3 segundos.

O XC60 Recharge R-Design conta com três modos de condução, que se adequam praticamente a qualquer condição:

- Pure: condução econômica para uso urbano - Este modo utiliza 100% o motor elétrico. Como resultado, apresenta uma condução silenciosa, sem consumir combustível e com zero emissão de poluentes. Com a bateria totalmente carregada, a autonomia do veículo pode atingir até 40 km, dependendo das condições de uso, mas ainda assim cobrindo o uso diário da maioria das pessoas.

 

- HYBRID: uso cotidiano - É o modo padrão do modelo, programado para utilizar ambos os motores e entregar a melhor relação entre performance e consumo de combustível: 19 km/l na cidade e 20 km/l na estrada (dados do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular), conferindo nota A em eficiência energética.

Este modo conta com duas funções que facilitam o uso no dia a dia. A tecla Hold permite “guardar” a energia da bateria para uso posterior. Por exemplo, no caso de o motorista optar por utilizar somente o motor a combustão na estrada e a carga da bateria na cidade. O ícone de um cadeado aparece no painel. E a tecla Charge aciona o carregamento da bateria utilizando o motor a combustão, que age como um “gerador de energia”.

- POWER: condução esportiva - O foco deste modo de condução é a performance. Novos parâmetros de direção, trocas de marchas, respostas do acelerador e freios são ajustados para obter a melhor resposta para uma condução esportiva.

O XC60 T8 vem equipado com um cabo de 4,5 metros para carregamento de uso doméstico. A carga total da bateria é feita em três horas considerando uma tomada aterrada de tensão 220V e 16A. É possível carregar o veículo com tomadas de menor amperagem, porém, com maior tempo para a recarga.

O posicionamento inteligente da bateria contribui para um excelente controle dinâmico. Instalada na área central, ao longo do túnel do chassi, ela não compromete o espaço interno para os passageiros e para a bagagem, além de oferecer melhor distribuição de peso.

O motorista ainda dispõe de outros três modos de condução:

- AWD (All Wheel Drive): tração permanente conforme demanda específica;

- Off Road: função que envolve o controle de descida em declives (HDC), ideal para percursos fora de estrada em velocidades de até 40 km/h;

- Individual: o condutor pode escolher entre uma série de parâmetros, como nível de assistência da direção, configuração do painel e características do grupo propulsor, entre outros. Dessa forma, o XC60 pode ser um carro de cidade silencioso e com zero emissão, um SUV de desempenho arrebatador ou um veículo para condições desafiadoras.

Design

A grade e para-choques exclusivos incorporam um dos mais avançados sistemas de iluminação do segmento. E a esportividade na traseira também está presente com spoiler exclusivo e saída dupla do escapamento cromada e integrada ao para-choque. O conjunto ótico elevado que caracteriza o modelo conta com feixes de LED e tem desenho marcante que se prolonga na tampa do porta-malas.

O interior do XC60 Recharge R-Design utiliza metais genuínos e detalhes esculpidos estão em harmonia com o design escandinavo. Como símbolo da sofisticação, a manopla do câmbio é feita de cristal sueco da marca Orrefors.

Os passageiros desfrutam de um interior requintado, com bancos esportivos revestidos em couro e nubuck. Os assentos dianteiros contam com regulagem elétrica de posição, do extensor e do suporte lombar, além de memória.

Devidamente posicionado, o motorista comanda o modelo por meio do volante esportivo revestido de couro, que garantem uma condução ainda mais dinâmica do veículo. Pedais e soleira exclusivos completam os itens de esportividade da cabine.

A tecnologia do painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas incorpora diversas funções, como indicação do modo de condução, nível de regeneração de energia, quantidade de carga da bateria e horário em que ela estará 100% carregada.

A tela central de nove polegadas e sensível incorpora o sistema de entretenimento e conectividade Sensus Connect, que reúne praticamente todos os comandos do veículo em um único lugar. O display tem gráfico aprimorado, tornando o uso para o motorista ainda mais natural e intuitivo.

Navegação, conectividade e entretenimento estão a pouquíssimos toques, ou comando de voz, de distância. A integração do smartphone também está disponível com os aplicativos Apple CarPlay e Android Auto. Também é possível observar em gráficos o funcionamento do sistema híbrido quanto à utilização dos motores elétrico e a combustão, seus consumos e a regeneração de energia. O sistema de áudio é um Harman Kardon e conta com 13 alto-falantes e subwoofer de 600 watts.

Além disso, o sistema Sensus integra o Volvo On Call, um serviço de segurança, proteção e conveniência que oferece assistência 24h, auxílio de emergência e localização, em caso de roubo ou furto. Extremamente útil, permite ao condutor, por meio de seu aplicativo no smartphone, controlar o nível de combustível, trancar e abrir as portas, climatizar a cabine à distância, dar partida remota e enviar destinos para o sistema de navegação, por exemplo.

Tecnologia e segurança

A inovação se reflete também com o Pilot Assist, recurso que conta com sensores e câmeras que monitoram as faixas das vias e um sistema que comanda a aceleração, a frenagem e a também auxilia no deslocamento do veículo, por exemplo, ao contornar curvas abertas em rodovias. O assistente de direção está integrado ao Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC) para controlar a distância do carro adiante.

O XC60 dispõe da mais completa tecnologia para evitar acidentes. Equipado com o inovador City Safety, inclui assistente de direção e entra em ação quando a frenagem automática não seja suficiente para evitar uma colisão. Nessas circunstâncias, o carro oferece assistência à manobra para evitar o obstáculo à frente. O City Safety opera para evitar colisão contra veículos, ciclistas, pedestres e até animais de grande porte, atuando tanto de dia quanto durante a noite.

O SUV também disponibiliza assentos infantis integrados no banco traseiro, sete airbags (frontais, de cortinas, laterais e de joelho para motorista), sistema de alerta de mudança de faixa, sistema de proteção em saída de estrada, sistemas de proteção contra impactos laterais e lesões na coluna cervical, alerta de colisão frontal e sistema de monitoramento de pressão dos pneus.

Outro sistema importante é o de proteção em saída de estrada (Run Off Road), que registra situações em que o carro está prestes a sair da via por distração do motorista ou até mesmo condições de baixa visibilidade. Essa tecnologia age para reposicionar o veículo de volta à faixa de rolagem esterçando levemente o volante. Se a manobra não surtir o efeito desejado, o modelo inicia uma série de ações para proteger os ocupantes: pré-tensionamento dos cintos de segurança, preparação do sistema de absorção de impactos na estrutura dos bancos dianteiros e, finalmente, o pedal de freio é destravado no ato da colisão para evitar o impacto nas pernas do motorista.

O modelo também apresenta dois recursos inovadores de segurança. A Mitigação de Pista Oposta (Oncoming Lane Mitigation) ajuda a evitar colisões com veículos que se aproximem vindos da pista contrária. Esse recurso funciona ao avisar o motorista distraído que invade a faixa oposta, oferecendo suporte automático à direção e conduzindo o veículo de volta à sua própria pista, fora do caminho de qualquer outro automóvel que esteja vindo. O sistema é ativado entre 60 e 140 km/h;

Já o Sistema de Informação de Ponto Cego (Blind Spot Information System - BLIS) com Cross Traffic Alert avisa sobre a presença de veículos no seu ponto cego. O recurso inclui a função de assistência ao volante, que ajuda a evitar choques em potencial com veículos escondidos num ponto cego ao conduzir o carro de volta à sua própria pista e fora do perigo.

Também pensando em segurança, o SUV possui a Care Key, que permite a regulação do limite de velocidade através de uma programação com a chave principal e a Care Key. Assim, ao usá-la no carro, a máxima velocidade estabelecida fica demarcada e o veículo opera conforme programado.