Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Regiane Rocha

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (Sedem) fará entrega de casca de arroz a todas as 22 hortas comunitárias da Capital. Na manhã desta sexta-feira, 20, seis metros cúbicos do insumo foram entregues aos produtores da Horta Comunitária da quadra Arso 131 (antiga 1303 Sul). Ao longo do dia serão realizadas entregas também nas hortas do setor Lago Sul e do distrito de Taquaruçu.

Segundo o coordenador do Programa Municipal de Hortas Comunitárias, o engenheiro agrônomo Antônio Luiz Alves de Sousa, a casca de arroz é um insumo de lenta decomposição que ajuda, na medida em que se decompõe, no enriquecimento do solo e serve de cobertura para canteiros. "Funciona como uma forração que contribui para proteção do solo e previne contaminações das hortaliças", explica.

Na última semana as hortas da Arse 102 (1006 Sul), Arno 31 (303 Norte), Arno 33 (307 Norte), Arno 43 (407 Norte), Bela Vista, Maria Rosa e Santa Bárbara já foram atendidas com entrega da casca de arroz. Novas entregas serão realizadas na próxima semana às demais hortas da cidade. Nos próximos dez dias outros insumos, como adubo, sementes e calcário, também serão distribuídos a todas as hortas municipais.

Geração de renda

O Programa Municipal de Hortas Comunitárias, além de estimular a comercialização de hortaliças e produtos de caixaria a valores acessíveis de modo mais próximo do consumidor final, é uma importante fonte de trabalho para famílias de baixa renda. A produtora Maura Rubens Resplandes, da Arso 131, explica que a entrega de insumos contribui muito para seu trabalho. "Realmente nos ajuda muito na manutenção do canteiro, melhora porque isso aqui é uma fonte de renda importante para nós", diz.

Além da oferta de insumos, o programa, gerido pela Seder, também capacita e orienta os produtos sobre o manejo das culturas produzidas nas hortas e sobre como corrigir problemas comuns em hortas. Entre as culturas mais comuns encontradas nas hortas de Palmas estão alface, salsa, coentro, cebolinha, rúcula, pimenta de cheiro, pimenta malagueta, maxixe, jiló, quiabo, couve, manjericão e plantas medicinais.