Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Koró Rocha

Foto: Koró Rocha

A Assembleia Legislativa recebe a exposição de pintura digital Tocantins In Memoriam. Os trabalhos estão expostos no hall da Casa e traz personalidades da história tocantinense eternizadas pela arte do artista Adrians.

A representação figurativa de elementos da cultura regional aproxima o espectador local do seu universo, potencializando assim uma percepção empática com o motivo retratado. O projeto “TO (in memoriam)”, foi contemplado pelo edital de fomento à cultura da Lei Aldir Blanc e elaborado a partir de uma pesquisa pessoal sobre as personalidades imateriais da região.

Segundo Adrians, a ideia foi registar por meio da sua arte pessoas que já não estão mais entre nós e que de alguma forma deixaram legado significativo o suficiente para serem consideradas parte da história.

“Foram levantados nomes de artistas, músicos, jornalistas, escritores, entre outros notáveis, que fazem parte de uma memória social que não pode ser esquecida”, destaca.

Os personagens retratados são responsáveis por registrar e mediar discursos na sociedade. São o próprio espelho da sociedade, peças fundamentais para a engrenagem que a move. Aqueles que se destacaram e deixaram um legado na região são retratados em um tributo póstumo em forma de exposição. Não importa como se foram, importa apenas quem foram.

A exposição traz 20 personalidades retratadas em técnicas de pintura digital, no formato 29,7 x 42cm.

Sobre o Autor

Adriano Alves da Silva, ou Adrians, como é conhecido, é um paulistano nascido em 1973 que mora em Palmas/TO desde 1994. Autodidata, atua no campo artístico desde 1986.

- Mestre em Comunicação e Sociedade;

- Bacharel em Comunicação Social;

- MBA em Comunicação Empresarial e Marketing;

- Certificado em Harvard - Leaders of Learning;

- Pesquisador da imagem, técnicas artísticas e subjetividades;

- Atua no mercado como professor, designer gráfico, videomaker, Ilustrador
e grafiteiro.

Procura relações com a ciência para embasar o conceito dos seus trabalhos. Autores como: Almont (1993), Alfred Gell (2018), Didi-Huberman (1998), Barthes (1984), Deleuze e Guatarri (2004), são tomados como fio condutor em linhas de pensamento que constroem as narrativas.

Adrians é um artista multimeios, capaz de gerir e realizar projetos artísticos em que se misturam: ilustração, pintura tradicional, técnicas complexas em softwares de pintura digital, edição de vídeo, grafite, áudio, animação 2D, 3D, modelagem, video mapping, realidade aumentada e realidade virtual.