Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Marcio Vieira

Foto: Marcio Vieira

A Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), incentiva atletas tocantinenses a participarem de competições esportivas nacionais e a realização de eventos esportivos estaduais. Os benefícios foram entregues nesta terça-feira, 24, durante reunião na sede da Pasta.

A titular da Seduc, Adriana Aguiar, destacou que a gestão tem trabalhado para a implementação de práticas esportivas. “O desenvolvimento da educação caminha sempre junto com o desenvolvimento social que compreende o fortalecimento das oportunidades de prática esportiva. Por isso, temos trabalhado para dar condições para os nossos atletas conseguirem espaços de destaque”, ressaltou.

Duas equipes de futsal, uma de Araguaína e outra de Colinas, contarão com o apoio da Seduc com transporte, para participar da Taça Brasil de Futsal Masculino – Sub 17 e da Taça Brasil de Clubes – Adulto Masculino – 2ª Divisão, ambas realizadas em São Luís/MA, em novembro.

Atletas da natação, Luiz Felipe da Silva e Ana Beatriz Nunes de Oliveira contarão com o apoio no transporte, alimentação e hospedagem, para participarem do Campeonato Brasileiro de Maratonas Aquáticas e da Seletiva do Campeonato Sul-americano de Esportes Aquáticos – Categoria Infantil, respectivamente, que ocorrem em Brasília.

Luiz Felipe destacou a importância do auxílio. “É fundamental para nossa participação, pois é muito difícil ter que competir arcando com todos os custos. Com essa ajuda, a gente participa mais focado na competição, sem ter que ficar pensando nessas questões burocráticas, o que aumenta as nossas possibilidades de vencer. Também estamos levando o nome do Estado do Tocantins”, frisou.

Já a atleta Ana Beatriz destacou que o Estado tem um papel importante no incentivo à prática esportiva. “Sem esse apoio seria muito difícil participar. Sem contar que o esporte ajuda muitos jovens a mudarem de vida, então recebo com muita gratidão esse incentivo e vejo a iniciativa como uma preocupação com o futuro dos jovens”, agradeceu. 

Jiu-Jitsu

O Governo do Tocantins também é parceiro do Campeonato Tocantinense de Jiu-Jitsu, que ocorre no próximo dia 29 de agosto. A competição é organizada pela Federação do Estado do Tocantins de Jiu-Jitsu Desportivo (FETJJD) e contará com o apoio do Estado em parte da estrutura do evento. 

Legislação

Os incentivos e benefícios para fomentar a participação de atletas em competições de caráter desportivo de alto rendimento ocorrem em conformidade com o disposto do Edital nº 1, de 29 de julho de 2021, publicado no Diário Oficial do Estado (DOE), nº 5902, de 05 de agosto de 2021. O documento estabelece os procedimentos e critérios de encaminhamento sobre incentivos e benefícios para fomentar a participação de atletas em competições de caráter desportivo de alto rendimento não profissional, para o exercício de 2021 e 2022.

Canoagem

Um pouco antes do encontro com os atletas de Natação, Jiu-Jitsu e Futsal, a secretária Adriana Aguiar reuniu-se com representantes do projeto de canoagem Remando para a Cidadania, de Porto Nacional. Na ocasião, a titular da Seduc conheceu um pouco mais sobre a ação que promove a transformação social de crianças e jovens por meio do esporte. “Quando vejo a alegria e a esperança dessas crianças com o esporte, junto com as mães e os pais, eu fico muito feliz. Vejo que apoiar uma ação dessas vai muito além de um apoio pontual, é dar condições para essas crianças e esses jovens se desenvolverem e buscarem seu lugar no futuro”, destacou.

Atleta renomado nacionalmente, Diego Vianna assumiu os treinamentos da equipe de canoagem do projeto. Para ele, poder apresentar o trabalho na Seduc foi motivo de alegria. “Falar da gratidão de poder vir a apresentar o nosso projeto para a secretária Adriana, pois essas crianças são o futuro do nosso esporte que é olímpico e, além de realizar sonhos, traz muitas conquistas para o Brasil”, completou.

Os atletas de Porto Nacional participarão, entre os dias 23 e 26 de setembro, do Campeonato Brasileiro de Canoagem de Velocidade, realizado na cidade de Cascavel/PR.