Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

A prefeita de Palmas/TO, Cinthia Ribeiro (PSDB), informou nesta sexta-feira, 27, através do Twitter, que a partir da próxima segunda-feira, 30, estará disponível o agendamento ao público de 12 a 17 anos de idade, com comorbidades, para vacinação contra a covid-19. Segundo a gestora, haverá "matinê da vacinação. 

A imunização será iniciada na terça-feira, 31. Para se vacinar, os adolescentes deverão ter laudo médico que comprove a comorbidade (confira a lista abaixo), e ter autorização e a presença de um dos genitores (pai ou mãe) ou outro responsável legal no ato da vacinação.

O documento de consentimento a ser preenchido, assinado e levado nas Unidades de Saúde da Família (USFs) pode ser acessado em anexo. Também será necessário levar uma cópia do comprovante de endereço, documentos pessoais (RG, CPF), cartão de vacina e cartão do SUS.

Poderão tomar a vacina, os adolescentes que possuam as seguintes comorbidades:

> Diabetes mellitus

> Doenças degenerativas

> Anemia falciforme

> Paralisia cerebral

> Insuficiência cardíaca

> Cardiopatia hipertensiva

> Síndromes coronarianas

> Obesidade graus II ou III

> Valvopatias

> Imunossuprimidos

> Cor- Pulmonale e hipertensão pulmonar

> Próteses valvares e dispositivos cardíacos

> Doença neurológicas crônicas que impactam na função respiratória

> Hipertensão arterial

> Doenças da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas

> Hemoglobinopatias graves

> Deficiências permanentes

A prefeita ainda informou que após a conclusão da vacinação do público acima de 12 anos, com comorbidade, será aberto agendamento ao público 12+ geral.

Cinthia também informa que já há 11.132 doses disponíveis na Capital para dar início à vacinação e que somente o imunizante da Pfizer foi autorizado para a imunização desta faixa de idade.

(Matéria atualizada às 09h06 min de 28/08/21, com adição das comorbidades)