A campanha de doação de sangue promovida pela Fundação de Juventude de Palmas (FJP) na manhã deste sábado, 28, levou ao Hemocentro da Capital mais de 50 jovens para doar sangue. A iniciativa buscou minimizar os problemas gerados pela pandemia, e normalizar os estoques de sangue da rede estadual.
A iniciativa contou com o apoio de vários parceiros e doadores. Daniel Lopes é doador há três anos e falou sobre a satisfação de poder ajudar a salvar vidas de pessoas que nem conhece. "Nós não sabemos do dia de amanhã, talvez no futuro, eu ou alguém próximo a mim pode vir a precisar. Por isso é importante que as pessoas que podem doar se disponibilizem para manter essa rede de apoio sempre pronta para atender todos que precisarem.”
Quem compartilha da mesma ideia é Wagner Amaral, doador pela segunda vez, que atendeu ao convite da FJP e garantiu o quanto é simples e prazeroso poder salvar vidas. “Antigamente eu tinha receio, medo de passar mal, mas é tudo mito. Na realidade é tranquilo, as pessoas te atendem muito bem, e depois ainda tem um lanche”, disse.
O presidente da Fundação de Juventude de Palmas, João Pedro Claret, comemorou o resultado da ação e ressaltou que esse tipo de política deve ser incentivada constantemente na sociedade. “A doação é importante para muitas vidas e recorrentemente o hemocentro está vazio. As pessoas que vêm doar muitas vezes não conseguem suprir a necessidade do Estado”, disse Claret, lembrando que um dos papéis do poder público é promover ações que incentivem essas doações para que se tenha mais pessoas colaborando para o abastecimento do Hemocentro.
Claret disse ainda que o sucesso da campanha aumentou o objetivo do programa, que deve ser repetido pelo menos a cada dois meses, contando com o apoio dos jovens e das instituições parceiras.
O coordenador estadual da Força Jovem Universal (FJU), Rafael de Freitas, disse que sempre está de mãos dadas com a Fundação de Juventude no intuito de salvar vidas. “Estava vendo estudos recentes de casos de pacientes em que a única esperança vem da doação sangue, e que um doador pode salvar até quatro vidas. Por isso é de suma importância participar, todos os jovens gostaram bastante, essas ações devem continuar e contem com nosso apoio”, declarou.
Parceria
A assistente social do setor de captação de doadores do Hemocentro, Doroteia Severino, destacou o quanto a rede necessita de doadores e de como essas parcerias são importantes para garantir a saúde de muitas pessoas. “Estamos felizes com esse resultado e esperamos que os jovens que doaram pela primeira vez voltem e convidem mais pessoas”, disse Doroteia, lembrando que os homens podem doar até quatro vezes ao ano e as mulheres três vezes.
Além da Fundação de Juventude, participaram da campanha de doação, a juventude da Igreja Assembleia de Deus Nação Madureira, Assembleia de Deus Missão, a Juventude da Igreja Universal e o Hemocentro de Palmas.
Como doar
O hemocentro alerta a população sobre alguns requisitos importantes que devem ser observados na hora de doar sangue. O candidato precisa ter de 16 a 69 anos, peso superior a 50 kg, estar saudável e apresentar documento oficial com foto.
Cabe lembrar que legislação específica determina que candidatos à doação de sangue que foram infectados por covid-19, após diagnóstico clínico ou laboratorial, deverão ser considerados inaptos por um período de 30 dias após a completa recuperação.
Unidades de coleta em Palmas
Hemocentro Coordenador de Palmas
Endereço: 301 Norte, conjunto 02, LT 01
CEP: 77001-214 - Palmas – TO
Horário de atendimento: 07h às 18h
E-mail: hemoto.doesangue@gmail.com
Unidade de Coleta ao anexo do HGP
Endereço: 201 Sul, NS01, Conjunto 02, LT 01 - Palmas – TO
Horário de atendimento: 07h às 18h
E-mail: hemoto.doesangue@gmail.com
(Secom Palmas)