Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Reunião entre órgãos discutem sobre plano de ações para a piscicultura do Tocantins

Reunião entre órgãos discutem sobre plano de ações para a piscicultura do Tocantins Foto: Mateus Soares

Foto: Mateus Soares Reunião entre órgãos discutem sobre plano de ações para a piscicultura do Tocantins Reunião entre órgãos discutem sobre plano de ações para a piscicultura do Tocantins

Representantes da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), Secretaria de Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro) e o do Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins (Ruraltins) reuniram-se na manhã desta terça-feira, 31, para alinhar ações na área de fiscalização e fomento da piscicultura no Estado.

Com foco na facilitação do acesso dos piscicultores e pequenos produtores de pescado do Estado aos selos de inspeção municipal e estadual, a reunião envolveu os órgãos participantes na cadeia produtiva de pescado, estando especialmente envolvidos no fomento da atividade de piscicultura no Tocantins.

O intuito é facilitar o acesso principalmente dos pequenos piscicultores às indústrias que possam se regularizar e processar o peixe dentro do que determina a legislação. Seja por meio de estabelecimento registrado junto ao Serviço de Inspeção Municipal (SIM) ou Serviço de Inspeção Estadual (SIE), sendo nesse caso específico, o selo artesanal.

Segundo o gerente de Inspeção Animal da Adapec, Antônio José de Souza Caminha, em um trabalho conjunto cada órgão buscará regularizar os municípios polos onde há desenvolvimento da cadeia produtiva de pescado no Estado, além de avaliarem uma minuta de Instrução Normativa a ser publicada pela Adapec que facilite o acesso do pequeno produtor de pescado ao selo de inspeção estadual na modalidade artesanal.

“Com a divulgação dessas informações, cada vez mais produtores e municípios conseguirão licenciar suas indústrias e poderão vender um pescado que esteja regulamentado do ponto de vista sanitário”, afirma Caminha.