Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação Lagoa da Confusão

Foto: Divulgação Lagoa da Confusão

O Tocantins contabiliza 6.745 focos de queimadas de janeiro até então, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Do total, Lagoa da Confusão soma 1.165 focos, Formoso do Araguaia 673, Mateiros 426, Pium 392 e Paranã 349.

Lagoa da Confusão, há anos, lidera o ranking de queimadas no Tocantins. Neste último final de semana (sábado, 28 e domingo, 29), o município esteve no topo estadual e nacional de casos. Nos dois dias, o Estado registrou 234 focos, sendo 117 apenas em Lagoa. 

Segundo o secretário do Meio Ambiente de Lagoa da Confusão, Maxwell Viana Panta, o município não contava com brigada de incêndio, tampouco coordenação da Defesa Civil, mas que agora tem se equipado para tentar reverter o cenário, diminuindo os prejuízos causados pelo fogo. "Em 2021 instalamos nossa Brigada Florestal e contratamos 25 brigadistas para o trabalho de combate, alugamos dois veículos e adquirimos equipamentos de proteção individual e também ferramentas, tais como abafadores, sopradores e caminhão pipa", informou ao Conexão Tocantins. 

Mais de 20 brigadistas foram contratados e atuam no combate às queimadas 

Segundo o secretário, o reflexo desse problema ambiental está sendo sentido pela população. "Estamos enfrentando um período com elevadas temperaturas, mas precisamos também que os cidadãos se sensibilizem com os prejuízos causados pelo fogo", conta. 

Maxwell Viana confirma que Lagoa da Confusão tem ocupado o 1° lugar na ranking de focos. "Infelizmente Lagoa da Confusão ocupa o 1º lugar no ranking de focos de calor há muitos anos. Temos um território muito extenso no qual estão inseridos o Parque Nacional do Araguaia e territórios indígenas (Ilha do Bananal), o maior número de grandes incêndios florestais do município estão nessa região, área com responsabilidade federal", afirma. 

Dentre as ações realizadas, o representante da pasta reforça as seguintes em 2021: atividades de educação ambiental na área rural do município, em parceria com o Governo do Estado. Participação de reunião com o Ministério Público Federal, lideranças indígenas, Ibama, ICMBio e Funai para discussão sobre as responsabilidades de cada órgão na atuação contra o fogo na Ilha do Bananal, oportunidade em que, segundo Maxwell, a Prefeitura da Lagoa da Confusão, mesmo não tendo a responsabilidade na área do Parque Nacional do Araguaia, se colocou à disposição de parceria em tais trabalhos.

Lagoa da Confusão é portal de entrada da maior Ilha Fluvial do Mundo - a Ilha do Bananal, e também do Parque Nacional do Araguaia. Na região há aldeias indígenas, que também sofrem impactos das queimadas. 

Foco de queimada na região de Lagoa da Confusão

Outros municípios 

Pium foi o segundo município tocantinense a registrar mais focos no final de semana, com um total de 12. Em seguida, Conceição do Tocantins, São Valério e Tocantínia - os três com registro de 10 focos. Palmas registrou 4 focos.