Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foi aprovado na sessão ordinária de terça-feira, 31, na Câmara de Palmas, requerimento de autoria do vereador Daniel Nascimento que solicita ao Poder Executivo uma unidade móvel de mamografia. 

Doenças como o câncer de mama em seu estagio inicial aparecem de maneira assintomática e sorrateira e vem acometendo milhares de mulheres por todo mundo. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), são estimados mais de 66.280 mil novos casos para 2020, com índice de mortalidade em torno de 29,7%.

Segundo o vereador, o mamógrafo (aparelho que executa o exame da mamografia), instalado em um caminhão, facilitará o atendimento das mulheres em Palmas, ocasionando um diagnóstico precoce da doença, aumentado as chances de um tratamento bem sucedido.

De acordo com Daniel Nascimento, ações do Poder Público que fomentam a saúde da população são indispensáveis. “Sabemos da importância desses métodos preventivos. As mulheres precisam de recursos viáveis e eficazes para se protegerem dessa doença e não podemos medir esforços para proporcionar esse acesso", afirma.