Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Notas de Pesar

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A atriz, diretora, educadora e articuladora cultural, Marcélia Belém faleceu na tarde desta quinta-feira, 2, vítima de complicações decorrentes de um Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Marcélia foi uma das criadoras da Cia. de Teatro Chama Viva, ao lado do irmão, o ator e professor da Fundação Cultural de Palmas, Cícero Belém. Ambos, pioneiros na articulação e ativismo cultural no Tocantins.

Por meio de nota a Fundação Cultural de Palmas (FCP) lamentou o falecimento da atriz. “À família e amigos, o nosso afeto e desejo de que encontrem consolo nas boas lembranças dos momentos juntos a Marcélia”, anotou a fundação.

O deputado estadual Valdemar Junior (MDB) lamentou a passagem de Marcélia e solidarizou-se com a família. “Neste momento de dor, não há palavras para expressar a tristeza que estamos sentindo pela partida prematura de uma grande referência da cultura tocantinense, a nossa querida atriz portuense, Marcélia Belém. Uma pessoa incrível, espirituosa e talentosa que, ao lado do seu irmão, Cícero Belém, foram responsáveis por criar a companhia de Teatro “Chama Viva” no Tocantins, levando alegria e entretenimento ao povo tocantinense”, afirmou Valdemar Junior.

Quem também lamentou foi o deputado estadual José Roberto Forzani (PT). “Em nome do seu irmão, o nosso companheiro Cícero Belém, deixo meus sinceros sentimentos a todos os familiares, amigos e todos aqueles e aquelas, que tiveram suas vidas transformadas pela atuação desta grande mulher”.

O vice-governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, disse ter recebido a notícia com pesar e prestou solidariedade. "Foi com pesar que recebi a notícia da morte da atriz portuense e articuladora cultural , Marcélia Belém, ocorrida nessa quinta-feira, 2. Militante pioneira da arte teatral no Estado do Tocantins, Marcélia foi uma das fundadoras da companhia de teatro Chama Viva, ao lado do irmão Cícero Belém, em Porto Nacional. Ela atuou em mais de 20 peças de autores nacionais e internacionais. Marcélia Belém deixa um legado que vai além do talento em sua trajetória: a luta pelos seus sonhos. Minhas condolências e solidariedade à família, amigos, fãs e a toda classe artística tocantinense".

Natural de Porto Nacional 

Licenciada em teatro pela Universidade de Brasília e especialista em Metodologia do Ensino na Educação Superior, Marcélia Belém nasceu em Porto Nacional. A atriz atuou em mais de 20 peças teatrais de autores nacionais e estrangeiros, ambos os trabalhos dirigidos por diretores do Rio de Janeiro, Brasília, Mato Grosso e Tocantins, além do filme ‘Deus é Brasileiro’ de Cáca Diegues, com Antônio Fagundes e Paloma Duarte. Realizou também apresentações dos espetáculos Bonequinha de Pano de Ziraldo, entre outros.