Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Órgãos alinham datas para recebimento itinerante de embalagens vazias de agrotóxicos

Órgãos alinham datas para recebimento itinerante de embalagens vazias de agrotóxicos Foto: Divulgação/Adapec

Foto: Divulgação/Adapec Órgãos alinham datas para recebimento itinerante de embalagens vazias de agrotóxicos Órgãos alinham datas para recebimento itinerante de embalagens vazias de agrotóxicos

O Projeto de Recebimento Itinerante (RI) de embalagens vazias de defensivos agrícolas será retomado. A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) em parceria com o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV) e centrais de recebimento reuniram-se na manhã desta última quinta-feira, 2, para projetar os próximos meses de 2021. As atividades estavam suspensas desde 2020 devido às restrições impostas pela pandemia da covid-19.

A coordenadora de Operações GO/DF/TO do inpEV - Acilamar Vilela, afirma que o encontro com a Agência e centrais fortalece as ações e colabora para traçar as metas, que visam ainda o apoio das prefeituras onde serão realizados os RIs. “Sem o engajamento não conseguiríamos os números que temos das atividades realizadas anteriormente. O pequeno produtor, na maioria das vezes, não tem acesso a uma unidade de recebimento devido a custos para locomoção, e nós vamos até ele. A Agência tem colaborado muito nos municípios e nós contaremos com este apoio novamente”, disse.

Os RIs têm o objetivo de oportunizar e facilitar o acesso dos pequenos produtores rurais para que façam a devolução de forma correta das embalagens vazias de agrotóxicos. “O Projeto agrega mais locais, já que chega próximo das propriedades rurais para promover a ação, após devolução das embalagens, elas serão encaminhadas ao posto de recebimento, para posteriormente seguirem para a destinação final, reciclagem ou incineração pelo inpEV”, disse gerente de Inspeção Vegetal da Adapec, Carlos César Barbosa.

As embalagens vazias devem ser devolvidas junto com suas tampas e rótulos. O agricultor tem até um ano pra devolvê-las. Se nesse período sobrar produto, poderá postergar o prazo para mais seis meses. O revendedor deve indicar no corpo da nota fiscal o local para a embalagem ser devolvida. Caso haja omissão por parte do agricultor, ele poderá ser autuado e multado.

Segue abaixo as datas e os municípios onde serão realizados o RIs em 2021.

Calendário 2021

30/09- Itacajá

07/10- Miranorte

09/10- Araguaçu

14/10-Pequizeiro

21/10- Itaporã

28/10- Colinas