Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Araguaína

Foto: Marcos Sandes

Foto: Marcos Sandes

A Prefeitura está realizando a modernização dos semáforos em 19 cruzamentos de Araguaína. As instalações iniciaram na última semana na principal avenida comercial da cidade, a Cônego João Lima. Os novos modelos vão trazer mais segurança aos condutores pela qualidade dos aparelhos.

“O objetivo dessa revitalização é a padronização de todos os semáforos da cidade. Alguns já têm mais de 15 anos instalados e estavam danificados. Esse modelo mais novo tem o LED mais forte, melhorando a visibilidade das três cores”, explicou o diretor de Engenharia e Planejamento da ASTT (Agência de Segurança, Transporte e Trânsito), Antônio Ferraz Júnior.

Ainda de acordo com o diretor, os semáforos substituídos são melhores para manuseio por causa do material utilizado, dessa forma facilita a manutenção.  “Esses novos modelos são melhores para manutenção por causa da fibra de vidro, material que é mais leve do que os antigos que eram de alumínio".

Locais beneficiados

Dois semáforos na Avenida Cônego João Lima já receberam os modelos novos, no trecho da Avenida Perimetral, no Setor Dom Orione, e na Avenida Santos Dumont, no Bairro Neblina, ambos na região do Entroncamento. 

Na Rua Primeiro de Janeiro, outra via importante da cidade, quatro cruzamentos receberão os aparelhos: Rua Dois de Julho, Avenida Prefeito João de Sousa Lima, Santa Cruz e Quinze de Novembro. Na Rua Treze de Maio, quatro pontos serão beneficiados: Avenida Marginal Neblina e nas ruas Dom Orione, Sadoc Correia e Santa Cruz.

Outros cruzamentos no Centro também receberão os aparelhos modernos: a Rua Santa Cruz com a Rui Barbosa, a Rua Neblina com a Vinte e Cinco de Dezembro e Rua Alfredo Nasser com a Avenida Castelo Branco.

Fazem parte também do cronograma de modernização os trechos da Avenida José de Brito com a Marginal Neblina, no Setor George Yunes, e da Avenida Filadélfia com a Rua Anhanguera, no Bairro Eldorado. 

Trânsito mais seguro

Além da revitalização, serão instalados semáforos pela primeira vez em mais de 20 cruzamentos de Araguaína. A medida está sendo tomada baseada em estudos técnicos realizados pela ASTT que identificaram os pontos que precisam de mais sinalização para melhorar a segurança e a trafegabilidade do trânsito. 

“Estamos trabalhando empenhados e de forma preventiva na educação do trânsito e com a instalação de sinalização vertical e horizontal em várias vias da cidade, adquirindo novos equipamentos com objetivo de diminuir os índices de acidentes no trânsito e sempre ouvindo a comunidade”, afirmou o presidente da ASTT, Rérisson Macedo.