Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

‘Zé Onça - Relatos de uma memória’, documentário biográfico que conta a história do pescador conhecido como Zé Onça, terá estreia especial nesta terça-feira, 14, às 20 horas, no Cine Cultura. Roteirizado e dirigido por Túlio de Melo, a produção foi contemplada com recursos da Lei Aldir Blanc, por meio do edital 018/2020 da Fundação Cultural de Palmas (FCP). A entrada é gratuita com limitação de público a 50% da lotação do cinema.

Curta-metragem de caráter biográfico, ‘Zé Onça- Relatos de uma memória’ busca reconstruir a vida real do pescador Zé Onça (62 anos) a partir dos relatos e lembranças de seu passado em Xambioá-TO. O filme, gravado em Palmas, onde atualmente reside o personagem, foi selecionado para 7° FICCA - Festival Internacional de Cinema do Caeté, que acontece em dezembro próximo.

“A história de Zé Onça representa uma das características culturais e populares das pessoas do antigo norte goiano, hoje, atual Estado do Tocantins. O documentário traça um perfil particular do seu povo através da simplicidade, da dificuldade do passado e modo de vida de seus populares”, afirma o diretor Túlio de Melo.

Túlio de Melo

Filósofo, cineasta, professor e pesquisador no campo da filosofia do cinema. Atuou como diretor e roteirista do documentário longa-metragem ´Performance do Real ́.

Ficha Técnica

Direção e roteiro: Túlio de Melo

Assistente de direção: Leandro de Alcântara.

Cinegrafista: Jorge Cardoso.

Pesquisa de arquivo pessoal: Catiucia de Melo.

Restauração de fotografia: Ivan Latorraca.

Animação de fotografia: Leandro de Alcântara.

Direção de fotografia: Túlio de Melo.

Cartaz: Ivan Latorraca.

Composição musical e desenho de som: Heitor Oliveira.

Violão: Sabrina Souza.

Edição: Túlio de Melo e Jorge Cardoso.

Still: Leandro de Alcântara.