Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga

Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga Foto: Walterson Rosa/MS

Foto: Walterson Rosa/MS Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, acompanhou nesta quarta-feira, 15, no Aeroporto Internacional de Guarulhos, o envio dos lotes com 1,1 milhão de doses de vacinas contra covid-19 para a população brasileira e elogiou o Programa Nacional de Imunização (PNI). Segundo ele, a vacinação contra a covid-19 no País está sendo um sucesso.

“Hoje nós já atingimos mais 260 milhões de doses de vacina distribuídas. Mais de 210 milhões de brasileiros já receberam a vacina, mais de 90% da população brasileira acima de 18 anos está vacinada com a primeira dose e mais de 50% com as duas doses. Isso porque foi feito todo este trabalho que começou em maio de 2020, quando pedimos a transferência de tecnologia do laboratório AstraZeneca para a Fiocruz e quando adquirimos vacinas por meio da Covax Facility. Hoje o Brasil já tem mais de 550 milhões de vacinas contratadas”, disse Queiroga.

De acordo com o ministro, todos os brasileiros estarão vacinados até o final de 2021. “Como eu disse o PNI é a grande ferramenta para aplicar as vacinas na população e é por isso que todos os estados devem seguir junto com os municípios as recomendações técnicas do programa. É a fórmula para que tenhamos sucesso na campanha. Já estamos tendo sucesso. Já reduzimos de maneira drástica o número de casos e de óbitos.

O ministro explicou que se o país caminhar com base na orientação científica e se as recomendações do PNI forem seguidas à risca por estados e municípios, sem cada um criando seu próprio modelo, o país acabará com o caráter pandêmico da covid-19. “E eu tenho certeza de que nós vamos sair muito mais fortes da pandemia da covid-19”. (Com informações da Agência Brasil)