A Prefeitura de Palmas lançou a consulta pública sobre a qualidade da estrutura dos equipamentos públicos culturais da cidade. Qualquer palmense pode participar, basta baixar de graça o aplicativo Colab no smartphone, tablet, ou acessar o site da consulta, e responder perguntas simples para que a Fundação Cultural de Palmas (FCP) avalie o nível de serviços prestados à sociedade. Para ter acesso à consulta é preciso se cadastrar no aplicativo.
São oito perguntas sobre diversos pontos, como as condições físicas do prédio, condições do mobiliário e condições da climatização do ambiente. O participante deverá atribuir notas de 1 a 5, sendo 1 a avaliação mais baixa e 5 a mais alta.
Os espaços disponíveis para avaliação são o Cine Cultura, Teatro Fernanda Montenegro, Grande Praça do Espaço Cultural, Núcleo Integrado de Leitura e Artes (Nila), Centro de Ensino e Treinamento Artístico (Ceta), Sede administrativa da FCP, Estação Cidadania - Cultura (no Morada do Sol II), Casa da Cultura/Suçuapara (no Parque Cesamar), Casa da Cultura Profª Maria dos Reis (em Taquaruçu), Museu Casa Vitor (em Taquaruçu), e Espaço Mais Cultura (na Arse 131).
Cada equipamento é avaliado separadamente. A pessoa deve selecionar o que deseja atribuir nota e avançar nas perguntas, assim que finalizar poderá retornar à tela inicial e escolher um novo local. A realização da pesquisa está relacionada às atividades de monitoramento dos indicadores do Plano Plurianual (PPA) de 2018/2021 da FCP e ficará disponível no Colab até o dia 30 de setembro.
Colab
Em Palmas, o aplicativo está no ar desde a última segunda-feira, 13, disponível para ser baixado nos sistemas Android e IOS. A partir do cadastro, o cidadão terá acesso a uma série de serviços de zeladoria urbana, como solicitar reparos na iluminação pública ou a manutenção de equipamentos públicos, informar algum problema ou apontar sugestões de melhorias para a cidade. O aplicativo funciona como uma rede social semelhante ao Instagram. Em cada postagem feita, o cidadão poderá acompanhar desde a notificação até a resolução da demanda.
O cidadão também poderá registrar elogios sobre as ações da Prefeitura de Palmas e ser atuante na gestão da cidade. As solicitações que serão atendidas envolvem iluminação pública; limpeza urbana; meio ambiente; mobilidade e trânsito; transporte público; e fiscalização urbana e segurança.