Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divonzil Cordeiro

Foto: Divonzil Cordeiro

Nesta semana, a Embrapa e parceiros realizam em cidades do interior do Tocantins dois dias de campo sobre solo e água. Com todos os cuidados necessários por conta da pandemia de Covid-19, os eventos terão públicos específicos e direcionados. “O objetivo é despertar nos participantes uma maior preocupação com as questões relacionadas à disponibilidade de água para as atividades agropecuárias, considerando que estas atividades consomem aproximadamente 80% da água doce consumida no país”, conta Divonzil Cordeiro, pesquisador do núcleo de sistemas agrícolas da Embrapa Pesca e Aquicultura.

O pesquisador lidera o projeto Estudo e caracterização físico-hídrica das principais classes de solos utilizados nas atividades agrossilvipastoris no estado do Tocantins, desenvolvido em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Ele explica que “os resultados finais serão apresentados em evento virtual programado para a segunda quinzena de novembro, com a participação dos parceiros e membros da equipe do projeto”. Para os dias de campo desta semana, o público é formado por técnicos extensionistas e produtores convidados, além de professores e estudantes das escolas técnicas agropecuárias de Natividade e Almas.

De acordo com Divonzil, “as alterações ambientais pelas quais passa o Cerrado provocam grandes alterações no ciclo da água nestas áreas e é vital que os produtores readequem suas metodologias de manejo do solo de modo a possibilitarem uma maior disponibilidade desta mesma água para seus cultivos, evitando risco de prejuízos sob condições de veranicos eventuais”.

A programação é a mesma nos dois dias de campo e envolve os seguintes temas: classificação pedológica do solo em perfil de campo; determinação dos valores de infiltração de água no solo com equipamento – sistema TACS; e condutividade hidráulica do solo e disponibilidade de água – equipamentos / metodologia. Além do Mapa, são parceiros nos eventos a Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), o Colégio Estadual Girassol de Tempo Integral Agropecuário de Almas e a Fazenda Jotaka.

Tags: Embrapa, campo