Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Diogo Paz

A Praia das Arnos, em Palmas, ganhou dez painéis com artes urbanas feitas por grafiteiros de todo o Brasil. As pinturas foram produzidas por 11 artistas participantes do III PMW Street Graffiti, que aconteceu entre os dias 16 e 18 de setembro de 2021. O cerrado e a cultura indígena foram algumas das inspirações dos grafiteiros, que usaram também letras e imagens em wide style.

Segundo o colaborador do evento Pablo Marquinho Pessoa Pinheiro, a realização do evento na Praia das Arnos proporcionou uma interação importante entre quiosqueiros da praia e os artistas. "O foco do evento é proporcionar um compartilhamento de técnicas e vivências entre os grafiteiros, mas pudemos notar que a proximidade dos comerciantes foi importante para uma troca bacana com a comunidade que recebe essa revitalização que a arte urbana proporciona", explicou.

Os participantes do PMW Festival realizarão intervenção artística no campus de Palmas do Instituto Federal do Tocantins (IFTO). Em agosto de 2021, em sua primeira etapa, o evento deixou um mural grafitado na Praia da Graciosa. Segundo a organização do III PMW Street Graffiti, estão sendo articuladas mais uma ocasião para mais arte na Capital no próximo mês de outubro em algum cartão postal da Capital na região Sul.

Os grafiteiros Leromanual, Adrians e Lucas Emanoel foram os representantes de Palmas. O evento reuniu ainda representantes de Goiás, Pernambuco, São Paulo, Minas Gerais e outros estados.