Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Equipes da Secretaria de Segurança Pública do Tocantins participaram, nesta quarta-feira, 22, em Lajeado/TO, de uma reunião que visa promover simulação e treinamento preventivo em situação de rompimento de barragem da Usina de Lajeado. O Plano contou com a participação do Instituto de Medicina Legal (IML), Instituto de Identificação e Instituto de Criminalística da Polícia Civil do Tocantins (PC-TO).

Com a simulação prevista para acontecer no próximo mês de novembro, a 1ª reunião promovida pela Prefeitura de Lajeado foi fundamental para apresentação dos serviços científicos realizados pela Secretaria de Segurança do Tocantins, por meio da Polícia Civil. “Uma iniciativa plausível, pois visa atuar preventivamente em situação de desastre”, destaca a diretora do Instituto de Identificação da SSP, Naídes César.

Segundo o superintendente de Segurança Integrada da SSP, Marcelo Santos Falcão, durante a simulação, há previsão de suporte por meio da aeronave do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer). “É possível participar com o helicóptero Tocantins 1, tendo em vista o resgate em locais que são de difícil acesso, além da simulação com o transporte aeromédico”.

A reunião contou com a participação de secretários municipais da Prefeitura de Lajeado, Exército Brasileiro, Defesa Civil Estadual, Segurança Pública e Investco.