Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Antônio Gonçalves/Prefeitura de Palmas

Foto: Antônio Gonçalves/Prefeitura de Palmas

A Prefeitura de Palmas firmou a readesão de parceria para implantação das ações do programa Busca Ativa Escolar do Selo Unicef, no âmbito do município para o quadriênio 2021/2024. Abordando a estratégia ‘Fora da Escola Não Pode’, o programa visa apoiar o trabalho das unidades educacionais no acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão.

A readesão se justifica, de acordo com o Guia do programa, 'a cada novo ciclo nas gestões municipais a Busca Ativa Escolar deverá ser repactuada como uma estratégia prioritária para continuidade nos próximos quatro anos das novas administrações'. Portanto, em todo novo ciclo que se inicia, é necessário que os gestores façam a readesão à estratégia e recomponham a equipe que irá atuar no município.

A ação, que será coordenada pela Secretaria Municipal da Educação em parceria com as Secretarias de Desenvolvimento Social e de Saúde, Conselho Tutelar de Palmas, Conselhos Municipais da Criança e do Adolescente, Conselho Municipal da Educação, dentre outros órgãos, busca de forma intersetorial, articular medidas para que sejam garantidos os direitos essenciais dos estudantes, e dentre eles, o principal, que é o direito à educação.

Para a execução do programa no âmbito municipal foi instituído um Comitê Gestor, tendo como responsável a secretária executiva da Semed, professora Fátima Sena e como coordenador operacional, o diretor do ensino fundamental, Weudes Rocha, além de outros membros dos demais parceiros envolvidos na ação.

Formação para agentes

Nessa terça-feira, 21, teve início o processo de formação dos orientadores educacionais que irão atuar no Busca Ativa Escolar, junto às unidades educacionais. A formação que foi realizada de forma on-line começou com a fala da presidente do comitê gestor, Fátima Sena explicando o que é o Busca Ativa Escolar, como funciona o programa e qual será o papel dos orientadores dentro desse processo.

O programa

A Busca Ativa Escolar é uma estratégia composta por uma metodologia social e uma ferramenta tecnológica disponibilizadas gratuitamente para estados e municípios. Ela foi desenvolvida pelo Unicef, em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e com apoio do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

A intenção é apoiar os governos na identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão. Por meio da Busca Ativa Escolar, municípios e estados têm dados concretos que possibilitarão planejar, desenvolver e implementar políticas públicas que contribuam para a garantia de direitos de meninas e meninos.