Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo

Warning: file_put_contents(): Only 0 of 20 bytes written, possibly out of free disk space in /var/www/bug.conexaoto.com.br/app/controller/NoticiaController.php on line 23
Saúde

Equipes de transplante dos hospitais notificantes do Tocantins receberam homenagem

Equipes de transplante dos hospitais notificantes do Tocantins receberam homenagem Foto: Luciana Barros

Foto: Luciana Barros Equipes de transplante dos hospitais notificantes do Tocantins receberam homenagem Equipes de transplante dos hospitais notificantes do Tocantins receberam homenagem

A Secretaria de Estado da Saúde, por meio da Central de Transplantes, irá promover um evento de sensibilização para doação de órgãos, nesse domingo, 26, às 17h, na Praia da Graciosa. A ação faz parte da campanha "setembro verde" para conscientização sobre a importância da doação de órgãos e tecidos para transplante.

Os interessados em doar órgãos precisam primeiramente informar a família, sobre esse desejo, pois os familiares dos pacientes são os únicos responsáveis pela autorização da captação dos órgãos. Uma vez captados, os órgãos são entregues a pacientes que aguardam em lista de espera, única e nacional. A compatibilidade entre doador e receptores é determinada por exames laboratoriais feitos imediatamente após a autorização dos familiares.

Podem ser doados: coração, fígado, pâncreas, pulmão, rim, córneas e tecidos (oculares, cardiovasculares, musculoesqueléticos e peles).

Atualmente, no Tocantins, é realizado o transplante de córneas, porém, a captação é realizada para todos os órgãos. Até agosto de 2020 foram realizadas sete captações de múltiplos órgãos (oito rins, cinco fígados e três corações) e 16 captações córneas em todo o Estado.

Central Estadual de Transplantes no Tocantins

A Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos (CNCDO-TO) foi criada em 27 de novembro de 2007. Seu funcionamento é 24 horas, todos os dias da semana. Sua principal contribuição é disponibilizar, aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) no Tocantins, a integralidade da atenção à saúde quando da necessidade de Transplantes de Órgãos e Tecidos.

Uma live na Assembleia Legislativa, na tarde dessa quinta-feira, 23, tratou sobre o tema.


Warning: Unknown: write failed: No space left on device (28) in Unknown on line 0

Warning: Unknown: Failed to write session data (files). Please verify that the current setting of session.save_path is correct (/var/lib/php/sessions) in Unknown on line 0