Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

O curso contará com visitas técnicas a propriedades de sucesso nos cultivos de maracujá e banana

O curso contará com visitas técnicas a propriedades de sucesso nos cultivos de maracujá e banana Foto: Divulgação

Foto: Divulgação O curso contará com visitas técnicas a propriedades de sucesso nos cultivos de maracujá e banana O curso contará com visitas técnicas a propriedades de sucesso nos cultivos de maracujá e banana

O Governo do Tocantins, por meio do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) promove entre os dias 28 e 30 de setembro, uma Capacitação Técnica em Fruticultura nas culturas da banana e maracujá. O treinamento ocorrerá no Projeto de Irrigação Manoel Alves, um dos maiores polos de produção de frutas do Estado, situado entre os municípios de Dianópolis e Porto Alegre do Tocantins, a 350 km de Palmas.  

O curso contará com a participação de mais de 30 profissionais do Ruraltins que prestam serviços de assistência técnica aos produtores rurais na condução dessas cadeias produtivas em todas as regiões do Estado.  A programação teórica será ministrada pelo engenheiro agrônomo Délmacio Antunes e pelo técnico em fruticultura Valdinei Silva Souza, envolvendo todo processo produtivo, gestão, planejamento, viabilidade econômica e mercado. Após as aulas teóricas, os técnicos visitarão propriedades de sucesso do projeto Manuel Alves nos ramos da banana e maracujá.

De acordo com o Diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural, Marco Aurélio Vaz, o curso cumpre metas do Convênio Oportunidade, nº 839847/2016, firmado entre Governo do Tocantins e Mapa, que tem por finalidade o acompanhamento técnico contínuo nas propriedades rurais, no sentido de garantir o aumento da renda familiar, melhorias na gestão da propriedade e na qualidade de vida do homem do campo.

“Essa formação tem como objetivo capacitar os nossos técnicos para atuarem como multiplicadores de novas tecnologias referente a cadeia da fruticultura, levando conhecimento para os nossos agricultores em todas as regiões do Estado. Assegurando aos agricultores familiares, melhoria nas tecnologias de sistemas produtivos, na segurança alimentar, na geração de renda e consequentemente na qualidade de vida destas famílias. São os serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural chegando em cada canto do Estado por meio da nossa equipe, contribuindo para a promoção do desenvolvimento rural”, avalia a diretor.

Oportunidade

O Programa Oportunidade assiste 800 famílias de agricultores familiares com renda de zero a quatro salários-mínimos, e conta com a participação de 100 técnicos que prestam assistência técnica, acompanhando de perto o desenvolvimento das atividades do agricultor participante, além de promover a implantação de Unidades de Referências Tecnológicas (URT’s) e a realização de dias de campo.