Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A comunidade do Setor Morada do Sol recebe nesta terça-feira, 28, a I Mostra Curta os Curtas, com a exibição de filmes a partir das 16 horas, na Pracinha da Cultura (Antiga Estação Cidadania/CEU). Na ocasião, serão exibidos os filmes curta-metragem “Menina Bonita de Trança”, com direção de Henrique Terra e Nival Correia; “João e Maria Uma Aventura no Cerrado” e o documentário “Circo Social Os Kaco”, ambos com direção de Marcos Aurélio Jacob. Todos os filmes tem a realização da Fábrica Produções.

Após a exibição, o público presente conhecerá um pouco sobre o funcionamento de uma produtora cinematográfica e sobre os processos de produção das obras, com roda de conversa com a participação profissionais do audiovisual palmense: Pablo Pereira, Justino Vettore, Patrícia de Sá e Bianca Melo.

Para Pablo Pereira, proprietário da produtora, ações como esta contribuem para formação de plateia e de novos profissionais cinematográficos. “Mais do que exibir os curtas, queremos apresentar o mundo dos bastidores, apresentando como o cinema e o audiovisual funciona e quem sabe estimular novos cineastas na capital”.

Para o técnico responsável da Pracinha da Cultura, Ivamberto Lemos, parcerias como esta são de suma importância. “A pracinha da cultura é um espaço da comunidade e ficamos muito felizes em poder oportunizar esta experiência cinematográfica a população, e mais felizes ainda por se tratar de filmes produzidos aqui no Tocantins.”

Projeto

O evento é promovido pela Fábrica Produções e tem o apoio do Ponto de Cultura Itinerante e Grupo de Teatro Um Ponto Dois. A mostra seguirá até sexta-feira com programação online, com uma série de lives sobre os curtas exibidos. A ação faz parte da contrapartida da produtora pela contemplação no Prêmio Palmas Aldir Blanc, promovido pela Fundação Cultural de Palmas, Prefeitura Municipal de Palmas, com apoio do Governo Federal – Ministério do Turismo – Secretaria Especial de Cultura e Fundo Nacional de Cultura.

Programação

28 de setembro -16h Pracinha da Cultura - Setor Morada do Sol II - Exibição dos curtas e bate Papo com parte das equipes.

De 29 de setembro a 1° de outubro sempre as 21h no Canal do YouTube do grupo Um Ponto Dois:

29/09– João e Maria: Uma Aventura no Cerrado - Do roteiro a gravação.

30/09 - Menina Bonita de Trança - A pré-produção no cinema

01/10 - Circo Social Os Kaco - Pós-produção: A história editada.