Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Marcos Sandes

Foto: Marcos Sandes

A Engie Brasil Energia, geradora privada de energia do Brasil e responsável, no Pará e no Tocantins, pelo Projeto Novo Estado (PNE), alerta sobre o período de seca, previsto até meados de novembro o qual é mais propício à ocorrência de queimadas.

As consequências dos incêndios são diversas, podendo causar grandes prejuízos ao meio ambiente e parar cidades e comunidades locais. As queimadas poluem o ar e causam devastação das florestas, prejudicando a vida e a saúde de pessoas e animais. Quando acontecem próximo às linhas de transmissão e distribuição de energia elétrica, os danos são severos, gerando apagões elétricos, desabastecimento de energia em cidades inteiras e prejudicando comércios, indústrias e serviços públicos, incluindo hospitais.

Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em 2021, de janeiro a setembro, já foram contabilizados 52.093 focos de queimadas na Amazônia. Ao longo de todo ano de 2020, na mesma região, foram registrados 103.161 focos. De acordo com o artigo 54 da Lei de Crimes Ambientais, nº 9.605 de 1998, é crime “causar poluição de qualquer natureza em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana, ou que provoquem a mortandade de animais ou a destruição significativa da flora”. A penalidade, de um a quatro anos de reclusão e multa, é válida tanto para grandes queimadas para desmatamento quanto para pequenos atos como atear fogo em lixo doméstico ou em folhas no quintal.

Com o objetivo de conscientizar a população sobre as consequências das queimadas, a Engie está realizando uma campanha no Pará e Tocantins. Coopere para que as queimadas não aconteçam:

- Ao trafegar pelas estradas, não jogue pontas de cigarro pela janela;

- Lixo doméstico não deve ser queimado;

- Fogos de artifício próximo à área de vegetação não combina;

- Não use fogo na limpeza de terrenos.

Crimes ambientais, como queimadas e desmatamento, devem ser denunciados pelo telefone 181.