Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cidades

Foto: Davi Andrade Melo

Foto: Davi Andrade Melo

A Prefeitura de Paraíso do Tocantins, após análise e parecer ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Cultura e Turismo, está retirando 10 árvores, que apresentam riscos de queda, na Praça da Bíblia, região central da cidade. As árvores retiradas serão substituídas por novas espécies.

Foram retiradas árvores da espécie conhecida popularmente como Fícus e que foram consideradas condenadas, com risco de queda. Para análise de condenação, foi levado em consideração o estado fitossanitário das árvores, que demonstrou acometimento por pragas como cupins e formigas.

De acordo com o Engenheiro Ambiental, Thalles Delano Cordeiro, responsável pelo laudo técnico, a gestão municipal fará o replantio de novas espécies no local. “Estas árvores foram cortadas, pois poderiam causar diversos acidentes na área e prejuízos nas fiações. No lugar dessas árvores, iremos plantar mudas de Ipê Amarelo, que além de ser a árvore símbolo da cidade, é nativa do cerrado e apropriada para o local”, explicou.

Thalles Delano também deixa uma dica importante para quem deseja realizar o plantio de árvores na área urbana. “Se o cidadão deseja plantar uma árvore em sua calçada ou em alguma área pública, primeiramente deve procurar a Secretaria de Meio Ambiente, Cultura e Turismo, para podermos avaliar se a espécie a qual ele deseja plantar, é adequada para aquele local”, ressaltou.