Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Cor, sabor, aroma, originalidade e criatividade são alguns dos itens avaliados pelo corpo de jurado técnico na fase de degustação dos pratos inscritos no 15º Festival Gastronômico de Taquaruçu (FGT), e este ano, para agilizar a apuração dos dados, as notas serão computadas por meio de uma ferramenta digital disponibilizada pela Agência de Turismo (Agtur).

A avaliação termina nesta sexta-feira, 1º de outubro, na sede da Agência Municipal de Turismo (Agtur), na Arse 33, Avenida NS-10, Área Verde, Centro de Convenções Arnaud Rodrigues, com resultado previsto para o dia 04 de outubro.

Segundo o coordenador de Marketing da empresa que elaborou a ferramenta, Artur Teixeira, se trata de um sistema de pesquisa e avaliação digital que foi personalizado exclusivamente para o evento. “Todas as informações são enviadas para um banco de dados, e, onde havia voto por cédulas e fichas, temos o resultado imediato e seguro por meio da avaliação digital”, disse o coordenador. Ele ainda complementa que a ferramenta traz segurança na informação e rapidez nos resultados.

Para a gerente comercial de projetos da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Tocantins (Abrasel - TO), Nicolly Gregório, o sistema é um grande avanço para o evento este ano. “Ele trouxe uma agilidade no processo para inserir a nota, pois no momento da degustação você consegue finalizar com rapidez a avaliação, e também dá mais transparência ao processo que computa todos os dados envolvendo a degustação”, afirmou a gerente.

Nesta edição, todas as 80 receitas que foram inscritas dentro das normas do edital irão passar por esta etapa de degustação. O preparo dos pratos será avaliado por profissionais das áreas de alimentos e bebidas de Palmas. Os jurados irão selecionar os 42 melhores para o festival, que acontecerá de 28 a 31 de outubro.

Critérios

Para a avaliação da degustação, o participante deverá comparecer à sede da Agtur, em data e horário relacionados abaixo, e executar a preparação e a montagem dos pratos, conforme serão comercializados durante o 15º FGT.

Nesta etapa serão disponibilizados 15 minutos para cada participante, que deverá chegar com 15 minutos de antecedência, devendo este executar o pré-preparo necessário para apresentação do prato em tempo hábil.

O participante deverá levar os utensílios necessários para preparação (panelas, frigideiras, talheres e etc). O concorrente deverá entregar a cada jurado a receita da degustação digitada e impressa. Os custos de ingredientes e utensílios adicionais para apresentação da preparação concorrente serão de responsabilidade do participante.

No dia da apresentação dos pratos, a Agtur disponibilizará estrutura com pia, fogão, forno e gás. Toda preparação montada será fotografada por profissional para divulgação e uso no material gráfico e digital do 15º FGT.

Confira abaixo data e horário das últimas avaliações

Prato Doce - Ampla Concorrência - 01/10

- Tiago Rodrigues da Costa - Delirium do Cerrado - 9h

- Vérica Miranda da Silva - Cake Tocantinense - 9h30

- Valéria da Silva Ferreira - Torta Chocobarú - 10h

Prato Salgado – Cota – 01/10

- Mikaelly Cirqueira de Brito - Panelinha do Cerrado - 10h30

Comidinha Salgada – Cota – 01/10

- Andréia Pereira da Silva Costa - Taco da Serra - 11h

- Thays Holanda Alves - Caldo – Çu - 11h30

- Maria do Socorro Nascimento Cavalcante - Coxinha Cajú - 14h

Prato Doce – Cota – 01/10

- Clebeson de Santana e Silva Alves - Torta Cupúbarú - 14h30

- Denise Ferreira Mendes - Bolo no Pote Tropical - 15h

Food Truck - Ampla Concorrência – 01/10

- Filipe Ribeiro Fernandes dos Santos - Miozin - 15h30

- Suzana Lima Martins - Panqueca Porquinho de Ouro - 16h

- Thaynara Alves Lucena - Vulcão Tocantinense - 16h30

Rota Gastronômica – 01/10

- Mandala (Jaquelyne Costa dos Santos) - Frango ao Creme de Pequi com Crosta de Babaçu - 17h

- Pote de Ouro Arts (Daniella Aires Borges) - Paçoca no Pote - 17h30

- Pousada das Flores (Kênia de Moura Borges) - Carpaccio de Tucunaré ao Tatacajú - 18h

- Vila Dos Sabores (Victor Augusto Costa) - Tem Cupim na Mandioca 18h30 Júri técnico utilizam novas ferramentas para avaliação dos pratos inscritos no Festival Gastronômico de Taquarçu.