Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

As inscrições para participar da 16ª Semana Tecnológica já estão abertas. O evento faz parte da Expoara 2021 (Exposição do Agronegócio de Araguaína) que traz o tema "Conectando negócios, conhecimento e tradição”. Do dia 13 a 15 de outubro, a Semana Tecnológica será realizada com palestras e cursos online, sobre os aspectos econômicos, sociais e ambientais da pecuária, bovinocultura, integração lavoura-pecuária, apicultura, o que as crianças aprendem sobre o agronegócio, entre outros temas.

O evento tem como intuito levar conhecimento para os profissionais, estudantes e empresários do agronegócio. “Ao longo desses 16 anos, a Semana Tecnológica tem contribuído muito com o conhecimento, trazendo informações importantes. A programação traz temas atuais e profissionais renomados que irão discutir desde a cadeia produtiva da carne até a previsão climática para a safra na região do Matopiba”, segundo o professor de Zootecnia da UFNT, José Neuman.

A Semana Tecnológica é uma realização do (SRA) Sindicato Rural de Araguaína, Sebrae Tocantins (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), UFNT (Universidade Federal do Norte do Tocantins), MAT (Mulheres do Agronegócio Tocantinense). Em parceria com a Prefeitura de Araguaína, Governo Federal, Banco da Amazônia, Patrulha Rural do 2º BPM (Batalhão da Polícia Militar) e Ruraltins. Além do apoio das empresas Minerva Foods e Nutron

Durante a Semana Tecnológica também terá podcast, palestras e discussões sobre temas relevantes do agronegócio regional, com Host Thiago Dourado, que atuou como secretário de agricultura e pecuária do Tocantins e presidente do Ruraltins, e hoje é secretário extraordinário de Assuntos Estratégicos, Captação de Recursos e Energias Renováveis na cidade de Palmas-TO.

Inscrição e Certificado

Para assistir as palestras é necessário realizar as inscrições no site: https://expoara2021.com.br/semanatec/. Após o preenchimento do cadastro um link de acesso é enviado no e-mail do usuário.

Durante as palestras, serão divulgadas listas de presença para depois ser emitido os certificados aos usuários que participaram do evento.

Apresentações e Palestrantes

A Semana Tecnológica inicia no dia 13 de outubro, às 18h00, com a abertura e em seguida a palestra: “Previsão Climatológica para a região do Matopiba para a Safra 2021/2022”, ministrada pelo meteorologista Dr. Luiz Carlos Molion, graduado em Física com PhD em Meteorologia e pós-doutorado em Hidrologia de Florestas. Atualmente, professor e pesquisador da Universidade Federal de Alagoas.

No segundo dia de evento, 14, a consultora em gestão de pessoas e desenvolvimento em empresas rurais, Jacqueline Lubaski irá abordar sobre “A formação de profissionais para o Agro”, na palestra que inicia às 18h.

Ação solidária e palestra

Ainda no dia, 14, às 19h30, terá a ação solidária Carne do Bem que faz parte da palestra “Aspectos econômicos, sociais e ambientais da pecuária de corte brasileira”. Para cada participante, a Minerva irá doar um quilo de carne ao SRA. As carnes arrecadas serão doações para instituições beneficentes de Araguaína, que serão definidas no final do evento.

O conteúdo é ministrado pelo Dr. Marcos Fava Neves, conhecido internacionalmente como uma das maiores autoridades do Agronegócio, professor das Faculdades de Administração da Universidade de São Paulo em Ribeirão Preto (FEARP – USP) e Fundação Getúlio Vargas (FGV). Graduado em Engenharia Agronômica e com toda a carreira de pós-graduação (mestrado, doutorado e livre-docência) em estratégias.

Último dia de evento

A Semana Tecnológica encerra no dia 15, com duas palestras, a primeira, às 18 horas, com o tema “O que as crianças aprendem sobre o Agro Brasileiro” e “De olho no material escolar”, às 19h.

A primeira temática é ministrada pelo agrônomo e político, Francisco Graziano Neto, mais conhecido como Xico Graziano. Ele possui mestrado em economia agrária, doutorado em administração e atuou por 16 anos como professor da Unesp/Jaboticabal e presidiu a Federação dos Estudantes de Agronomia do Brasil.

De olho no material escolar

A segunda palestrante é com a Srª. Letícia Jacintho, formada em Administração de Empresas, vice-presidente do NFA (Núcleo Feminino do Agronegócio), membra do Cosag (Conselho Superior do Agronegócio) e fundadora do movimento @deolhonomaterialescolar.

O De Olho no Material Escolar é sobre a importância de trabalhar na educação infantil, ou seja, ensinar as crianças na escola sobre o agronegócio, com objetivo de combater informações falsas que são associados ao produtor rural, como o exagero no uso de agrotóxicos, desmatamentos e entre outras.

Cursos

A Semana Tecnológica terá três cursos cada um com em média 3 a 4 horas de duração. No dia 13, será sobre “Técnicas de Suínos em propriedades rurais” com o Dr. Gerson Fausto. No dia seguinte, a temática abordada é “Própolis: Produção, Mercado e Uso como alternativa preventiva no tratamento a covid-19” ministrado pelo Professor Dr. Claudio Henrique Fernandes e por fim, no dia 15, o curso é sobre “Obtenção higiênica do leite” com o Dr. Jorge Ferreira.