Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Nesta quarta-feira, 6, data em que se comemora o Dia D do Outubro Rosa, os residentes do Programa de Residência Obstétrica da Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp) realizam coleta para o exame preventivo de câncer de colo uterino (PCCU), popularmente conhecido como Papanicolau, nas USFs Laurides Milhomem, no Jardim Aureny III, e na da Arno 41 (403 Norte). A ação é realizada em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde (Semus), e acontece das 8 às 12h e das 17 às 20h.

De acordo com a preceptora da residência, enfermeira Yusely Sanchez, os residentes contribuem com todo conhecimento teórico-prático, embasado nas evidencias científicas, propiciando uma melhoria na qualidade da assistência à saúde da mulher, junto aos profissionais da rede que atuam nas USFs.

"Esta campanha vem mobilizar a população feminina e retomar o cuidado à saúde da mulher buscando amenizar o impacto causado pela pandemia. É fundamental a participação dos residentes neste momento atual para fortalecer esta política pública no âmbito da Atenção Primária Saúde junto ao ensino - serviço e extensão, mediante a Residência de Obstetrícia", destacou.

A Campanha

Criada inicialmente para compartilhar informações sobre o câncer de mama, a campanha internacional inseriu recentemente o câncer do colo do útero em suas ações de promoção de conscientização sobre as doenças, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico e contribuindo para a redução da mortalidade. (Secom Palmas)