Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

A primeira edição da Feira Literária do Sesc Tocantins (FLITO) na cidade de Paraíso começa nessa sexta-feira, 8, com uma vasta programação. O evento terá intervenção literária, feira de troca de livros e gibis, exposição de obras literárias do autor Millor Fernandes, espetáculo Tumbeiros pelo Coletivo Agulha Cenas e o Espetáculo Zé, Poesias e Crônicas de José Gomes Sobrinho.

Toda a programação da FLITO será realizada na Unidade do Sesc em Paraíso do Tocantins, localizada no Setor Jardim Paulista. Informações pelo telefone ou pelo e-mail cultura@sescto.com.br.

As ações culturais do Sesc têm o objetivo de democratizar o acesso da comunidade em geral. Com a criação da FLITO, a instituição pretende levar ainda mais opções de cultura para os tocantinenses. 

A Feira Literária do Sesc Tocantins busca incentivar a leitura através de diversas atividades culturais. Dentro da programação da FLITO estão ações como troca de livros, oficinas, rodas de conversas, exibição de filmes, narrações de histórias entre outras realizações.

Confira a programação da FLITO:

- Intervenção literária com os Hai-Kai – dia todo

- Feira de Trocas de Livros e Gibis - 9h às 12h e 13h30 às 19h

- Exposição de Obras Literárias do Autor Millor Fernandes – 9h às 19h

- Espetáculo Tumbeiros (Coletivo Agulha Cenas - TO) – 19h – Classificação 12 anos

Tumbeiros

É um espetáculo de dança-teatro que reflete sobre as amarras psicológicas e sociais que atingem os sujeitos, valendo-se de uma narrativa fragmentada com alusão a diferentes situações e momentos históricos da experiência humana. O espetáculo tem textos de Fátima Salvador, coreografia e direção artística de Renata Oliveira e composição e direção musical de Heitor Oliveira.

Coletivo Agulha Cenas

É um coletivo de criação cênica que realiza espetáculos autorais para teatros e espaços adaptados. Desenvolve uma proposta cênica multilinguagens (dança, música, teatro) de caráter lírico, ligada à expressão de estados interiores e à musicalidade da palavra e do movimento. Trabalha com materialidades corporais, visuais, textuais, vocais e sonoras, organizadas em camadas de sentido que mantêm sua lógica interna, ao mesmo tempo que dialogam umas com as outras. Cada espetáculo nasce gradativamente, ao longo de um processo colaborativo que parte da interlocução com legados culturais compartilhados e costura percursos sensoriais e narrativos.

Espetáculo – Zé, Poesias e Crônicas de José Gomes Sobrinho

O espetáculo teatral popular “Zé”, de A Barraca Cia de Artes” une poesia, música e dança para contar sobre o mundo poético e lírico do poeta, escritor, teatrólogo José Gomes Sobrinho “in memorian”, por meio de suas poesias, sua música, seus textos e principalmente pelo modo como as pessoas o viam, trazendo à tona sua visão de mundo e concepções sobre a vida e sua realidade. A classificação é Livre.

A Cia Experimental de Artes

A Barraca, fundada em 2002, desde então trabalha e executa projetos de arte e educação, por meio de parcerias e intercambio, com experiência em produção de projetos de música, teatro, festivais e de formação de plateia, contribuindo desta forma para o fortalecendo e desenvolvimento cultural de Palmas e região. Os trabalhos realizados pelo grupo, sempre focaram a importância da arte e cultura como instrumentos de transformação e integração social das diferentes camadas da sociedade, buscando provocar discussão e reflexão com a as temáticas socioculturais como a saúde, o trânsito, meio ambiente, direitos humanos entre outros.