Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Uma frente fria passa pelo litoral da região Sudeste e chega ao sul da Bahia nesta sexta-feira, 8. A passagem desta frente fria, e circulação dos ventos em vários níveis da atmosfera, forma nuvens de chuva sobre várias áreas do Sudeste. O ar úmido e quente forma nuvens carregadas sobre o Centro-Oeste e sobre o Norte do Brasil.

O ar seco e quente predomina sobre o Nordeste.

A primeira semana de outubro de 2021 vai terminando com tempo úmido em quase todo o Brasil. Nesta sexta-feira, a maioria das áreas do Sudeste, do Centro-Oeste e do Norte do Brasil terá períodos com sol e pancadas de chuva com raios, principalmente durante a tarde e à noite.

Dia chuvoso na faixa litorânea desde o PR até a região dos Lagos, no RJ. Céu nublado, garoa e frio no Vale do Paraíba (SP), na Grande SP, no Vale do Ribeira (SP) e na Grande Curitiba.

Quase toda a região Sul tem um dia com baixa temperatura, com muitas nuvens e chuva a qualquer hora. Períodos com sol e muitas nuvens no sul e leste do RS, incluindo a Grande Porto Alegre.

O tempo fica chuvoso no oeste de SC e do PR. Atenção porque pode chover forte.

Sol forte e tempo seco no noroeste de MG, norte de GO, no sul e leste do TO e em praticamente toda a Região Nordeste. Algumas pancadas de chuva ocorrem no sul da BA, no litoral, Zona da Mata e Agreste entre Pernambuco e o Ceará. O litoral do PI, o norte e o oeste do MA podem ter chuva com raios, mas em poucas áreas.

Previsão completa para o feriadão de 12 de outubro

Alertas meteorológicos para esta sexta-feira

Atenção: há risco de ressaca entre Santos (SP) e o Cabo de São Tomé (RJ)

Mar agitado no feriado

Alerta para o risco de temporais no centro, oeste e sul do PR, no oeste de SC, no planalto e noroeste do RS, na Grande Belo Horizonte, em RO, no centro, leste e norte do AM, em RR.

Atenção para o risco de chuva forte com raios e rajadas de vento (isolada) na serra do RS, no centro, sul, leste e norte/ nordeste de SC, no sul, centro e noroeste do PR, em MS, no centro, oeste, sul e norte de MT, no sul de GO,

Atenção para o risco de chuva forte com raios e rajadas de vento (isolada) no sul e oeste do AM, no oeste e norte do PA, no AP.