Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Emerson Silva

Foto: Emerson Silva

O lindô, os congados, as danças tradicionais indígenas, a dança do maculelê, do lenço e do tambor, compõem parte das manifestações culturais no Tocantins e poderão ser conferidas em uma programação especial que acontece online a partir da próxima segunda-feira, 11, até sábado, 16. O projeto Do Ritual - Mostra de Danças Populares e Tradicionais do Tocantins acontecerá no canal do Youtube Ninho Cultural, às 19 horas. A exibição é gratuita e a classificação é livre.

A programação ofertará todos os dias apresentações com grupos tradicionais de diversas regiões do Tocantins. Na mostra será possível conhecer um pouco mais sobre as expressões culturais das comunidades indígenas, quilombolas e do interior do Estado. Integram a programação a Dança do Lindô (Comunidade Cocalinho), Os Cantos do Maracá (Comunidade Indígena – Xerente), Dança do Lenço (Barra da Aroeira), Dança do Tambor (Monte do Carmo), Dança do Maculelê (Barra da Aroeira) e Dança do Congo e Taieiras (Monte do Carmo).

De acordo com a diretora artística da Mostra, Liu Moreira, além das apresentações, o projeto conta com entrevistas com os integrantes dessas comunidades. Para a elaboração dos documentários que compõe a mostra “Foi realizado o registro audiovisual e fotográfico com a ida da equipe de produção técnica e artística na cidade dos grupos, onde foi realizada a gravação de uma apresentação de cada grupo e entrevistas”, explica.

As entrevistas tiveram como temática a história do grupo, curiosidades sobre o vestuário e acessórios típicos da dança, um pouco sobre as músicas e os instrumentos musicais que compõe a apresentação.  “O projeto é de extrema relevância para cultura popular, pois procura salvaguardar, registrar e divulgar os saberes e fazeres tradicionais, valorizando e dando visibilidade aos grupos de dança que representam a cultura tradicional do Tocantins”, complementa Liu Moreira.  

Como fruto do projeto foram concebidos seis vídeos documentários. Todas as exibições dos vídeos contam com intérprete de Libras. Após a semana de estreia, os vídeos ficarão disponíveis para livre acesso do público, de forma gratuita, no canal do Youtube do ninho cultural e na landpage https://ninhocultural.com.br/mostradoritual, até o dia 20 de outubro. Neste canal terão acesso as apresentações, entrevistas e portfólio de todos os grupos de dança selecionados.